Desafios em tempos pandêmicos: corporeidades atentas na produção de um mundo comum

Challenges in pandemic times: attentive corporeities in the production of a common world

Autores

Resumo

Como pesquisadoras mobilizadas pela problematização de condições que promovem a banalização e o silenciamento dos corpos, os desafios provocados pelo período de distanciamento social nos exigiu aguçar a atenção para essas indagações. Assumindo o currículo como prática cultural, no qual há cruzamentos/enredamentos oriundos do campo formal e das experiências, destacamos os conceitos de atenção e corporeidade para, por meio de uma escrita como ensaio, apresentarmos os resultados oriundos das questões provocadas por diferentes projetos e ações acadêmicas desenvolvidas nesse decurso, em duas diferentes universidades públicas federais. Os desdobramentos apontam para a necessidade de consolidarmos práticas curriculares em que a produção do comum seja nossa maior referência.

Palavras-chave: Corporeidade; Atenção; Pandemia.

Abstract

As researchers mobilized by the problematization of conditions that promote the trivialization and silencing of bodies, the challenges caused by the period of social distancing required us to sharpen the attention to these questions. Assuming the curriculum as a cultural practice, in which there are crossings/entanglements arising from the formal field and experiences, we highlight the concepts of attention and corporeity for, through a writing as an essay, to present the results from the issues caused by different projects and academic actions developed in this period, in two different federal public universities. The unfolding point to the need to consolidate curricular practices in which the production of the common is our greatest reference.

Keywords: Corporeity; Attention; Pandemic.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Berti, UFRJ

Doutora em Educação. Pedagoga, normalista e professora com experiência na educação pública – da educação infantil ao ensino superior. Integra a equipe gestora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando como diretora adjunta de ensino (gestão 2020-2023). Pesquisadora nos campos de cinema-educação e das corporeidades. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação física escolar, experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades (ELAC-UFF) e integrante do Grupo Cinema: Aprender e Desaprender do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual (CINEAD/LECAV/UFRJ).

Email: andrezaberti@ufrj.br          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9337-0312

Rosa Malena de Araújo Carvalho, UFF e PPGedu-PFDS (UERJ)

Doutora em Educação, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Professora Associada no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades). Integra o Gt 18 da ANPEd (Educação de Pessoas Jovens e Adultas) e o GTt Escola do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte).

Email: rosamalena@id.uff.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7068-3025

 

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 115
  • pdf downloads: 76

Como Citar

BERTI, A.; CARVALHO, R. M. de A. Desafios em tempos pandêmicos: corporeidades atentas na produção de um mundo comum: Challenges in pandemic times: attentive corporeities in the production of a common world. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6262. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos