Gênero, identidade e educação especial: histórias de professoras

Autores

  • Hildete Pereira dos Anjos dosanjoshildete@gmail.com
  • Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão ingridfgomes@hotmail.com
  • Iselene Labres de Souza iselene_labres@hotmail.com

Resumo

A questão central do trabalho são as relações entre as histórias de vida de professoras de salas de recursos, as questões de gênero e a identidade docente." Durante os anos de 2011 e 2012 foram gravados, transcritos e textualizados vinte e dois relatos orais de professoras cujas histórias docentes se constituíram dentro da prática pedagógica na educação especial. Tendo a noção de identidade como referência, assume-a como elaboração constituída nas relações entre a prática pedagógica e os sentidos socialmente atribuídos a essa prática, estando, portanto, em permanente reelaboração. As autoras concluem que as qualidades mais vinculadas à identidade docente na educação especial apresentam relações com o estereótipo de gênero, destacando-se as capacidades referentes à alfabetização e as condutas maternais como as referências identitárias que marcaram sua inserção docente no campo da educação especial.

Palavras-chave: Relatos orais. Educação Inclusiva; Identidade docente. Gênero.

The work studies the relationship between the life stories of teachers of resource rooms, gender issues and teacher identity. During the years 2011 and 2012 were recorded, transcribed and textualized twenty-two oral reports of teachers whose stories are constituted within the pedagogical practice in special education. The notion of identity is the theoretical framework, understood as an elaboration constituted in relations between pedagogical practices and social meanings attributed to this practice, and is therefore in constant reworking. The authors conclude that the qualities related to teaching identity in special education have relationships with the gender stereotype, highlighting the skills related to literacy and maternal behaviors as identity references that marked his inclusion in teaching special education.

Keywords: oral reports; Inclusive education; Teacher identity; Gender.


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Publicado

12/12/2015
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Como Citar

ANJOS, H. P. dos; BRANDÃO, I. F. G. P.; SOUZA, I. L. de. Gênero, identidade e educação especial: histórias de professoras. Revista Cocar, [S. l.], n. 1, p. 229–248, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/626. Acesso em: 3 maio. 2024.