As práticas do REDE/UFSM e a emergência de currículos híbridos

Las prácticas del REDE/UFSM y el surgimiento de currículos híbridos

Autores

Resumo

Com base em uma metodologia qualitativa, buscamos, neste trabalho, perceber a emergência de práticas educacionais pautadas pela tecnologia em uma formação continuada de professores do ensino superior e de que forma essas práticas indicaram mudanças educacionais e curriculares. Os resultados apontam para docentes que investiram em formações continuadas, bem como para um reinventar docente para acompanhar as modificações das salas de aulas em torno do ensino remoto emergencial. No entanto, com relação à emergência de currículos híbridos, as ações ainda são muito tímidas e merecem um olhar mais pontual por parte da instituição.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Currículo; Híbrido.

 

Resumen

Con base en una metodología cualitativa, buscamos, en este trabajo, percibir el surgimiento de prácticas educativas guiadas por la tecnología en una formación continua de profesores de la enseñanza superior y cómo estas prácticas indicaron cambios educativos y curriculares. Los resultados apuntan a docentes que invirtieron en educación continua, así como a un reinventar docente para mantenerse al día con los cambios en las aulas en torno a la enseñanza remota de emergencia. Sin embargo, con respecto al surgimiento de los currículos híbridos, las acciones aún son muy tímidas y merecen una mirada más específica por parte de la institución.

Palabras clave: Enseñanza Remota; Currículo; Híbrido.

 

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Biografia do Autor

Ariani da Silva Oliveira, UFSM

É graduada em História pela PUCRS e atualmente, graduanda em Letras Português e Literatura UAB/ UFSM. Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Cartografia do ensino mediado por tecnologias digitais: modalidades, metodologias, estratégias e instrumentos". Participante no Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA). E-mail: profe.arianioliveira@gmail.com Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5949-1997    

Gabriel Eduardo Gonçalves, UFSM

Acadêmico de Letras - Lic - Hab. Português e Literatura Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Cartografia do ensino mediado por tecnologias digitais: modalidades, metodologias, estratégias e instrumentos". Participante do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino, Aprendizagem (GITEA), Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade (GELI) e Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil (BPL). E-mail: gabo.eduardo88@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5362-0444

 

Vanessa Ribas Fialho, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

É professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM. Participante do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino, Aprendizagem (GITEA). Email:  vanessafialho@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4512-4256

 

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, A.; GONÇALVES, G. E.; RIBAS FIALHO, V. As práticas do REDE/UFSM e a emergência de currículos híbridos: Las prácticas del REDE/UFSM y el surgimiento de currículos híbridos. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6257. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos