As aulas de teatro e música para pessoas idosas na pandemia: desafios e contribuições para a qualidade de vida

Clases de teatro y música para adultos mayores en la pandemia: desafíos y aportes a la calidad de vida

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir sobre as transformações que as aulas de teatro e música destinadas às pessoas idosas passaram durante a pandemia e de que maneira esses encontros virtuais contribuíram para as aprendizagens e para reduzir os danos dessa fase na qualidade de vida das pessoas envolvidas. A investigação teve como campo o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com instrumentos de produção de dados: a pesquisa bibliográfica, a observação participante e as entrevistas semiestruturadas. Foram analisadas as alternativas desenvolvidas para facilitar o acesso e manter os vínculos durante esse tempo de isolamento social. Os resultados demonstram que as atividades permitiram aos idosos minimizar os danos à qualidade de vida, manter os laços de sociabilidade e desenvolver novas aprendizagens e habilidades.

Palavras-chave: Educação de jovens, adultos e idosos; Ensino remoto, Qualidade de vida.

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir las transformaciones que ocurridas em las clases de teatro y música dirigidas a los adultos mayores durante la pandemia y cómo estos encuentros virtuales contribuyeron al aprendizaje y a la reducción de los daños de esa etapa en la calidad de vida de las personas involucradas. El campo de investigación fue un Centro de Referencia del Anciano (CRPI) en Minas Gerais. Se trata de una investigación cualitativa que se apoyó en instrumentos de producción de datos: investigación bibliográfica, observación participante y entrevistas semiestructuradas. Se analizaron las alternativas desarrolladas para facilitar el acceso y mantener los vínculos durante este tiempo de aislamiento social. Los resultados muestran que las actividades permitieron a los ancianos minimizar el daño a su calidad de vida, mantener lazos de sociabilidad y desarrollar nuevos aprendizajes y habilidades.

Palavras clave: Educación de jóvenes, adultos y adultos mayores; Enseñanza remota; Calidad de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isamara Grazielle Martins Coura, IFMG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e formada em História também pela UFMG. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Intituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Participa do grupo de pesquisa GRUPEJA/FaE-UFMG.

E-mail: aramasi@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0947-8698

 

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra como orientador  o  Programa de Pós Graduação em educação: Conhecimento e Inclusão Social da mesma universidade Participa do grupo de pesquisa GRUPEJA/FaE-UFMG.

E-mail: leonciogsoares@gmail.com    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4750-2529

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 71
  • pdf downloads: 39

Como Citar

GRAZIELLE MARTINS COURA, I.; JOSÉ GOMES SOARES, L. As aulas de teatro e música para pessoas idosas na pandemia: desafios e contribuições para a qualidade de vida : Clases de teatro y música para adultos mayores en la pandemia: desafíos y aportes a la calidad de vida. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6253. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos