Formação continuada para docentes da educação infantil em um contexto pandêmico: narrativa de uma experiência extensionista

Continuing training for early childhood education teachers in a pandemic context: narrative of an extension experience

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma narrativa sobre a participação em um curso de extensão desenvolvido durante o contexto da pandemia de Covid-19, direcionado a docentes das redes públicas de dois territórios de identidade do estado da Bahia. É uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento narrativo uma carta pedagógica escrita por uma das autoras, por ocasião da conclusão do curso. As reflexões revelam as interlocuções dos saberes construídos entre a universidade e os docentes das escolas de educação infantil.

Palavras-chave: Formação continuada; Narrativa; Educação Infantil.

 

 

Abstract

The article presents a narrative about participation in an extension course developed during the context of the Covid-19 pandemic, aimed at teachers from public schools of two identity territories of the state of Bahia. It is a qualitative research that used as a narrative instrument a pedagogical letter written by one of the authors at the conclusion of the course. The reflections reveal the interlocutions of knowledge built between the university and the teachers of early childhood education schools.

Keywords: Continuing training; Narrative; Child education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Lôbo de Carvalho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG

Mestra em Educação (UESB), Pedagoga (UNEB) e pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Básica (IFMG). Atua como professora de Educação Infantil da rede pública de Guanambi-BA. É membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9053-6412. E-mail: leilalobo@edu.guanambi.ba.gov.br.

 

Letícia de Oliveira Manoel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos

Doutora em Ciências Biológicas (UNESP), Mestra em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais (UNESP), Graduada em Ciências Biológicas (UFMS). Atualmente, pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Básica (IFMG).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3350-3934. E-mail: leticia.is@gmail.com.

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos

Doutorando em Educação (Ufes), Mestre em Educação (Ufla) e Licenciado em Física (Unig). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Nepe/Ufes). Atua como professor no curso de Pós-Graduação em Docência no IFMG Campus Arcos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4829-6272.

E-mail: claudioapessoal@gmail.com.

 

 

Downloads

Publicado

12/07/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • pdf downloads: 51

Como Citar

LÔBO DE CARVALHO, L.; DE OLIVEIRA MANOEL, L.; ALVES PEREIRA, C. Formação continuada para docentes da educação infantil em um contexto pandêmico: narrativa de uma experiência extensionista: Continuing training for early childhood education teachers in a pandemic context: narrative of an extension experience. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6252. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos