Educação na Cibercultura: do Novo Humanismo ao Humanismo Digital
Educación en Cibercultura: del Nuevo Humanismo al Humanismo Digital
Resumo
O estudo tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre as conexões entre a educação e a cibercultura, a partir das relações entre Cibercultura, Novo Humanismo e Humanismo Digital. Além disso, o trabalho desenvolve um olhar sobre as relações do Humanismo Digital no contexto sociocultural e educacional, tendo em vista a complexidade como alternativa para a proposição de uma base epistemológica no agir pedagógico. Entende-se que a preocupação oriunda de uma base epistemológica no contexto digital proporciona a ampliação das possibilidades de compreensão dos processos educativos no contexto de Cibercultura. Com base nas reflexões sobre o “Humanismo Digital”, é possível redimensionar os processos educativos na Cibercultura fundamentados em uma compreensão epistemológica nos processos de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Cibercultura; Humanismo Digital; Novo Humanismo
Resumen
Este estudio tiene como objetivo profundizar el diálogo sobre las conexiones entre educación y cibercultura, a partir de la relación entre Cibercultura, Nuevo Humanismo y Humanismo Digital. Además, el trabajo desarrolla una mirada a las relaciones del Humanismo Digital en el contexto sociocultural y educativo, a partir de la complejidad como alternativa para proponer una base epistemológica en la acción pedagógica. Se entiende que la preocupación desde una base epistemológica en el contexto digital, brinda la ampliación de posibilidades para la comprensión de los procesos educativos en el contexto de la cibercultura. A partir de reflexiones sobre el Humanismo Digital, es posible redimensionar los procesos educativos en cibercultura a partir de una comprensión epistemológica del proceso de enseñanza y aprendizaje.
Palabras llave: Cibercultura; Humanismo Digital; Nuevo Humanismo
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 143
- pdf downloads: 96