Educação na Cibercultura: do Novo Humanismo ao Humanismo Digital

Educación en Cibercultura: del Nuevo Humanismo al Humanismo Digital

Autores

Resumo

O estudo tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre as conexões entre a educação e a cibercultura, a partir das relações entre Cibercultura, Novo Humanismo e Humanismo Digital. Além disso, o trabalho desenvolve um olhar sobre as relações do Humanismo Digital no contexto sociocultural e educacional, tendo em vista a complexidade como alternativa para a proposição de uma base epistemológica no agir pedagógico. Entende-se que a preocupação oriunda de uma base epistemológica no contexto digital proporciona a ampliação das possibilidades de compreensão dos processos educativos no contexto de Cibercultura. Com base nas reflexões sobre o “Humanismo Digital”, é possível redimensionar os processos educativos na Cibercultura fundamentados em uma compreensão epistemológica nos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Cibercultura; Humanismo Digital; Novo Humanismo

 

 

Resumen

Este estudio tiene como objetivo profundizar el diálogo sobre las conexiones entre educación y cibercultura, a partir de la relación entre Cibercultura, Nuevo Humanismo y Humanismo Digital. Además, el trabajo desarrolla una mirada a las relaciones del Humanismo Digital en el contexto sociocultural y educativo, a partir de la complejidad como alternativa para proponer una base epistemológica en la acción pedagógica. Se entiende que la preocupación desde una base epistemológica en el contexto digital, brinda la ampliación de posibilidades para la comprensión de los procesos educativos en el contexto de la cibercultura. A partir de reflexiones sobre el Humanismo Digital, es posible redimensionar los procesos educativos en cibercultura a partir de una comprensión epistemológica del proceso de enseñanza y aprendizaje.

Palabras llave: Cibercultura; Humanismo Digital; Nuevo Humanismo

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). Professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, membro dos Grupos de Pesquisas: ARGOS /PUC - RS e NEPPES/URI. Atua desde setembro de 2014 como Diretora Acadêmica da URI. E-mail: beticerutti@uri.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3467-5052

Fernando Battisti, URI

Doutorando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mestrado em Educação pela URI - FW, Pós-graduação em Tecnologias e Educação a Distância - Faculdade de Educação São Luis- FESL(2020), Especialista em Práticas Interdisciplinares com Ênfase em História e Geografia pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - CESUSC ( 2011), Pós- graduação em Docência no Ensino Superior, em nível de Aperfeiçoamento (URI), Graduação em Filosofia pela URI.  Gestor do Câmpus Polo EaD da URI. E-mail: fernando@uri.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6808-4595

 

Downloads

Publicado

18/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 143
  • pdf downloads: 96

Como Citar

CERUTTI, E.; BATTISTI, F. Educação na Cibercultura: do Novo Humanismo ao Humanismo Digital: Educación en Cibercultura: del Nuevo Humanismo al Humanismo Digital. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6243. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos