Atendimento Especializado de crianças cegas e surdas em Belém do Pará: as escolas José Alvares de Azevedo e Astério de Campos
Resumo
Esta pesquisa de campo de natureza transdisciplinar teve como objetivo compreender como as unidades especializadas José Alvares de Azevedo e Professor Astério de Campos estão se configurando para a implementação da política de inclusão, focalizando o que fundamenta essa nova perspectiva para atender as diferenças, nos anos de 1990 a 2014. Tal estudo se correlaciona com os estudos bioculturais, os quais questionam as perspectivas dicotômicas entre o biológico, o histórico e o cultural, que fundamentam a falsa distinção entre atividades de habilitação e reabilitação na educação de pessoas deficientes, particularmente no caso desta pesquisa, das orientações pedagógicas para com pessoas cegas e para com pessoas surdas."
Palavras-chave:" Atendimento Educacional Especializado. Educação de cegos. Educação de surdos.
Specialized treatment of blind and deaf children in Belém - Pará: José Alvares de Azevedo and Astério de Campos school’s
"
This field research of transdiciplinary nature had as objective understand how the specialized units José Alvares de Azevedo and Astérios de Campos’s Teacher are molding up to the inclusion politic implementation, focusing what substantiates this new perspective to attend the differences, in the years of 1990 to 2014. This study correlates with biocultural studies, which question the dichotomist perspectives between biological, historical and the cultural, that underlie the false distinction between habilitation and rehabilitation activities in the education of disability people, particularly in case of this research, of the pedagogical orientations to the blind and deaf people.
Key-words: Keywords: Specialized Educational Treatment. Blind’s education. Deaf’s education.
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