Lições para além da pandemia: a necessidade de interação entre estudantes e professores para organização de um currículo híbrido e compartilhado

Lessons beyond the pandemic: the need for interaction between students and professors for organizing a hybrid and shared curriculum

Autores

Resumo

Este artigo, que é o recorte de uma pesquisa que, desde 2020, acompanha estudantes e professores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul e outra do Nordeste do Brasil, tem como objetivo principal analisar a compreensão dos pesquisados a partir de suas percepções sobre a virtualização das aulas presenciais, ocorridas no período da pandemia de Covid-19, sob o ponto de vista da interação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual foi usado o Google Forms para a coleta de dados. Como resultados, foram desveladas as seguintes necessidades: organização de estratégias de ensino que propiciem maior interação entre professores e estudantes, mediante o uso das tecnologias digitais; articulação de um currículo que atenda às necessidades do ensino virtualizado; uma compreensão mais abrangente a respeito do ensino híbrido.

Palavras-chave: Ensino virtualizado; Pandemia; Interação.

Abstract

This article is an excerpt from research that has been following since 2020 students and professors from a higher education institution in the south and another in the northeast of Brazil. Its main objective is to analyze the understanding of those surveyed based on their registrations about the virtualization of face-to-face classes, which took place during the Covid-19 pandemic, from the aspect of interaction. This is a qualitative and descriptive research that used Google Forms for data collection. As a result, the following needs were revealed: organization of teaching strategies that provide greater interaction between professors and students through the use of digital technologies; articulation of a curriculum that meets the needs of virtualized learning and a broader understanding of blended learning.

Keywords:  Virtualized teaching; Pandemic; Interaction

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, UNIVATES-RS

Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Já atuou como professor da Educação Básica e Ensino Superior. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates). adrianoneuenfeldt@universo.univates.br ; https://orcid.org/0000-0001-5043-1800

Rogério José Schuck, Univates-RS

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates). rogerios@univates.br; https://orcid.org/0000-0001-9275-9193

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates-RS

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor titular dos cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates). derlijul@univates.br;  https://orcid.org/0000-0002-1875-7226

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 45

Como Citar

NEUENFELDT, A. E.; SCHUCK, R. J.; NEUENFELDT, D. J. Lições para além da pandemia: a necessidade de interação entre estudantes e professores para organização de um currículo híbrido e compartilhado: Lessons beyond the pandemic: the need for interaction between students and professors for organizing a hybrid and shared curriculum. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6239. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos