Desenvolvimento profissional docente por meio dos Ciclos formativos de professores online: o que aprendemos com a pandemia?

Professional teacher development through online Teacher Education Cycles: what have we learned from the pandemic?

Autores

Resumo

Em 2020, o mundo inteiro foi surpreendido com a COVID-19. Assim, as pessoas precisaram se adaptar a uma nova realidade, marcada pelo distanciamento físico e pelo trabalho remoto. Este estudo emergiu a partir da análise estatística descritiva do projeto “Ciclos formativos de professores online: promoção de diálogos sobre educação”. Nesse sentido, o projeto foi criado no ano de 2020, após a suspensão das atividades presenciais, e teve como objetivo ampliar e flexibilizar os espaços de formação docente por meio de encontros online, possibilitando reflexões sobre o conhecimento científico, abordando temas diversos acerca da Educação e propiciando, assim, o desenvolvimento profissional. Os palestrantes, assim como os participantes, atuavam na Educação Básica e/ou Ensino Superior. Por fim, destacamos que o projeto contribuiu para o desenvolvimento docente, por meio de diálogos sobre educação em um espaço virtual, proporcionando o acesso à informação e aos debates da área, superando um desafio imposto pelo ensino remoto.

Palavras-chave: Canal do YouTube; COVID-19; formação docente.

 

Abstract

In 2020, the whole world was surprised by COVID-19. Thus, people needed to adapt to a new reality, marked by physical distance and remote work. This study emerged from the descriptive statistical analysis of the project “Online teacher training cycles: promoting dialogues about education”. In this sense, the project was created in 2020, after the suspension of face-to-face activities, and aimed to expand and make flexible the spaces for teacher training through online meetings, enabling reflections on scientific knowledge, addressing various topics about education and thus providing professional development. The lecturers, as well as the participants, worked in Basic Education and/or in Higher Education. Finally, we highlight that the project contributed to the teachers’ development, through dialogues about education in a virtual space, providing access to information and debates in the area, overcoming a challenge imposed by remote teaching.

Keywords: Youtube channel; COVID-19; teacher training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Mestra em Educação em Ciências, Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (UFSM). Professora adjunta do Departamento de Educação do Campo, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5338-8534. E-mail: keiciane.marques@ufsc.br

Larissa Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (UFFS). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa (IFFar). Professora de Biologia da rede estadual de ensino. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3434-3397.  E-mail: larissalunardi18@gmail.com

Thamires Luana Cordeiro , Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1444-9346 E-mail: thamiresluanac@gmail.com  

 

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • pdf downloads: 93

Como Citar

CANABARRO DREHMER-MARQUES, K.; LUNARDI, L.; LUANA CORDEIRO , T. Desenvolvimento profissional docente por meio dos Ciclos formativos de professores online: o que aprendemos com a pandemia? Professional teacher development through online Teacher Education Cycles: what have we learned from the pandemic?. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6235. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos