Professores dos anos iniciais do ensino fundamental avaliando a usabilidade de um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade
Teachers in the early years of elementary education evaluating the usability of a board game for probability teaching
Resumo
O objetivo desse trabalho foi analisar as impressões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática em relação ao jogo de tabuleiro “Probabilidade em Ação” em sua usabilidade, ou seja, os atributos de qualidade que avalia a facilidade do uso do jogo. Baseou-se no modelo MEEGA+ em suas quatro subdimensões: estética; aprendizibilidade; operabilidade; e acessibilidade. Os professores apontaram aspectos positivos relacionados à operabilidade e acessibilidade do jogo, ou seja, que possui atributos que facilitam a operação e o controle, além de poder ser utilizado por pessoas com deficiência visual baixa/moderada e/ou com daltonismo. Em relação à sua aprendizibilidade, indicaram que permite aos usuários aprender a jogá-lo de forma fácil e rápida. Em relação a sua estética, que a interface do jogo permite uma interação agradável e satisfatória com o usuário.
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro. Ensino de Probabilidade. Usabilidade.
Abstract
The objective of this work was to analyze the impressions of teachers in the early years of Elementary School who teach mathematics towards the board game "Probability in Action" in its usability, that is, the quality attributes that evaluate the ease of use of the game. It was based on the MEEGA+ model in its four subdimensions: aesthetics; learnability; operability; and accessibility. Teachers pointed out positive aspects related to the operability and accessibility of the game, that it has attributes that facilitate operation and control, in addition to being able to be used by people with low/moderate visual impairment and/or color blindness. Regarding its learnability, they indicated that it allows users to learn to play it easily and quickly. Regarding its aesthetics, the game's interface allows for a pleasant and satisfying interaction with the user.
Keywords: Digital pedagogical game. Teaching Probability. Usability.
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