Educação, Neoliberalismo e Infâncias

Education, Neoliberalism and Childhood

Autores

  • Ketlin Braatz kbraatz26@gmail.com
    Furb
  • Celso Kraemer kraemer250@gmail.com
    FURB- Universidade Regional de Blumenau

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado, da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a constituição das infâncias inseridas no contexto neoliberal, à luz da filosofia das infâncias. A pesquisa problematiza as infâncias delineadas, progressivamente, pelo pensamento neoliberal, com impactos também na educação. A pesquisa está situada no campo da Educação e segue os critérios de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória conceitual. A pesquisa centrou-se, também, na reflexão acerca da educação infantil, transitando pelo neoliberalismo e por filosofias das infâncias. Os principais autores utilizados são Kohan, Larrosa e  Deleuze, que embasam as discussões sobre as infâncias. Foucault, Laval e Gadelha embasam as discussões sobre o neoliberalismo, educação e infâncias. A pesquisa visa contribuir com os estudos sobre as infâncias, filosofia das infâncias e o debate das infâncias frente ao neoliberalismo.

Palavras-chave: Educação; Filosofias das Infâncias; Neoliberalismo.

Abstract

This research was developed in the Graduate Program, Masters, at the Regional University of Blumenau (PPGE-FURB). The research aims to reflect on the constitution of childhoods inserted in the neoliberal context, in the light of the philosophy of childhoods. The research problematizes the childhoods outlined, coincident, by neoliberal thinking, with impacts also on education. The research is located in the field of Education and follows the criteria of a bibliographical research, with a qualitative approach, being a conceptual exploratory research. The research was also centered on the reflection on early childhood education, transiting through neoliberalism and childhood philosophies. The main authors used are Kohan, Larrosa and Deleuze, who base the discussions on childhoods. Foucault, Laval and Gadelha underpin discussions on neoliberalism, education and childhood. The research aims to contribute to studies on childhood, philosophy of childhood and the debate on childhood in the face of neoliberalism.

Keywords: Education; Philosophies of Childhood; Neoliberalism

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Braatz, Furb

Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação da Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina (FURB), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas. Sociais. Formada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é orientadora pedagógica no município de Ascurra.

E-mail: kbraatz26@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1397-6737.

Celso Kraemer, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Filosofia pela UNIFEBE de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando área de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação. Docente na Faculdade São Luiz desde 2002. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. Atua com Filosofia da Educação nos Cursos de Licenciatura da FURB desde 1992. Coordenador do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos na FURB. Líder do Vozes Livres: Núcleo de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade - FURB e Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa a temática da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação de gênero e sexualidade, pensamento Queer.

E-mail: kraemer250@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2406-9638.

Downloads

Publicado

06/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 210
  • pdf downloads: 216

Como Citar

BRAATZ, K.; KRAEMER, C. Educação, Neoliberalismo e Infâncias: Education, Neoliberalism and Childhood. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6194. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos