Inclusão escolar em uma escola de Farroupilha-RS: reflexões a partir dos estudos de Boaventura de Sousa Santos
School inclusion in a school in Farroupilha-RS: reflections based on studies by Boaventura de Souza Santos
Resumo
O artigo objetiva retratar o currículo de uma escola da rede municipal de Farroupilha-RS e relacioná-lo com os estudos teóricos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, sob o olhar sensível para a inclusão escolar. Utilizamos a abordagem qualitativa, com base na pesquisa descritivo-exploratória. Para isso, foram realizados estudos sobre o pensamento abissal e pós-abissal referendados em Santos, bem como uma visita em uma escola da cidade de Farroupilha. A análise revelou ambientes com acessibilidade, enquanto outros não foram adaptados para promover a autonomia dos sujeitos que apresentam problemas na locomoção. Em outros aspectos, como na organização das turmas, foi verificado um movimento potente que fortalece os vínculos entre os sujeitos e evita a discriminação social. Ou seja, na escola, constata-se a presença tanto do pensamento abissal como do pós-abissal.
Palavras-chave: inclusão escolar; acessibilidade; pensamento abissal e pós-abissal.
Abstract
The article aims to reflect on school inclusion in a municipal network school inFarroupilha, RS, in the light of studies by Boaventura de Sousa Santos. We used a qualitative approach, based on descriptive-exploratory research. For this, studies were carried out on abyssal and post-abyssal thinking referenced in Boaventura de Sousa Santos and a visit was made to a school in the city of Farroupilha, located in the mountainous area of Rio Grande do Sul, Brasil. The analysis revealed environments with accessibility, while others were not adapted to promote the autonomy of subjects with mobility problems. In other aspects, such as the organization of classes, there was a powerful movement that strengthens the bonds between subjects and avoids social discrimination. That is, at school, the presence of both abyssal and post-abyssal thinking is verified.
Keywords: school inclusion; accessibility; abyssal and post-abyssal thinking.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 174
- pdf downloads: 131