Inclusão escolar em uma escola de Farroupilha-RS: reflexões a partir dos estudos de Boaventura de Sousa Santos

School inclusion in a school in Farroupilha-RS: reflections based on studies by Boaventura de Souza Santos

Autores

Resumo

O artigo objetiva retratar o currículo de uma escola da rede municipal de Farroupilha-RS e relacioná-lo com os estudos teóricos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, sob o olhar sensível para a inclusão escolar. Utilizamos a abordagem qualitativa, com base na pesquisa descritivo-exploratória. Para isso, foram realizados estudos sobre o pensamento abissal e pós-abissal referendados em Santos, bem como uma visita em uma escola da cidade de Farroupilha. A análise revelou ambientes com acessibilidade, enquanto outros não foram adaptados para promover a autonomia dos sujeitos que apresentam problemas na locomoção. Em outros aspectos, como na organização das turmas, foi verificado um movimento potente que fortalece os vínculos entre os sujeitos e evita a discriminação social. Ou seja, na escola, constata-se a presença tanto do pensamento abissal como do pós-abissal.

Palavras-chave: inclusão escolar; acessibilidade; pensamento abissal e pós-abissal.

 

Abstract

The article aims to reflect on school inclusion in a municipal network school inFarroupilha, RS, in the light of studies by Boaventura de Sousa Santos. We used a qualitative approach, based on descriptive-exploratory research. For this, studies were carried out on abyssal and post-abyssal thinking referenced in Boaventura de Sousa Santos and a visit was made to a school in the city of Farroupilha, located in the mountainous area of Rio Grande do Sul, Brasil. The analysis revealed environments with accessibility, while others were not adapted to promote the autonomy of subjects with mobility problems. In other aspects, such as the organization of classes, there was a powerful movement that strengthens the bonds between subjects and avoids social discrimination. That is, at school, the presence of both abyssal and post-abyssal thinking is verified.

Keywords: school inclusion; accessibility; abyssal and post-abyssal thinking.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Brollo Buratti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. E-mail - danielaburatti1@gmail.com. ORCID: 0000-0002-5158-6262

Fernanda Ferreyro Monticelli, IFRS-Caxias do Sul

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: pedagogiacomescolarffm@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2500-1240

Carline Santos Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Estágio doutoral pela Universidade de Lisboa. E-mail: carlineborges@hotmail.com.  ORCID: 0000-0002-3792-6021

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • pdf downloads: 131

Como Citar

BROLLO BURATTI, D.; FERREYRO MONTICELLI, F.; SANTOS BORGES, C. Inclusão escolar em uma escola de Farroupilha-RS: reflexões a partir dos estudos de Boaventura de Sousa Santos: School inclusion in a school in Farroupilha-RS: reflections based on studies by Boaventura de Souza Santos. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6183. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos