Mulher, por que choras? As feridas das filhas de Deus

Mujer, ¿por qué lloras? Las heridas de las hijas de Dios

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desvelar questões de gênero e poder, domínio do masculino em detrimento do feminino naturalizado nas falas de mulheres evangélicas. Trata-se de um estudo de caso, que se utilizou de uma atividade do projeto de extensão Quebrando Silêncio: Violência Contra Mulher, a Roda de Conversa com as Minas. Neste caso em específico, a Roda de Conversa fora realizado com 21 mulheres evangélicas, de denominações diversas. Os resultados analisados revelam a violência velada, naturalização de diversos tipos de violência e que a postura conservadora, de controle e dominação exercida em nome religião sobre as mulheres, entendendo-as como sujeitas submissas às regras do poder patriarcal, favorece a manutenção e a reprodução de violências.

Palavras-chave: Patriarcado; Religião; Violência Contra Mulher.

 

Resumen

Este artículo pretende develar cuestiones de género y poder, predominio de lo masculino en detrimento de lo femenino naturalizado en los discursos de las mujeres evangélicas. Este es un estudio de caso, que utilizó una actividad del proyecto de extensión Quebrando Silêncio: Violencia contra la mujer, la Roda de Conversa com as Minas. En este caso específico, el Círculo de Conversación se llevó a cabo con 21 mujeres evangélicas, de diferentes denominaciones. Los resultados analizados revelan violencia velada, naturalización de diferentes tipos de violencia y que la postura conservadora de control y dominación que ejerce la religión sobre las mujeres, entendiéndolas como sujetos sumisos a las reglas del poder patriarcal, favorece el mantenimiento y reproducción de la violencia.

Palabras clave: Patriarcado; Religión; La violencia contra las mujeres.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoraide Santos Vieira, UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB- Brasil e Universidade Santiago de Compostela - USC- Espanha. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora no projeto de Extensão Quebrando Silêncio: Violência Contra Mulher.

E-mail:  zoraide@uesb.edu.br.        Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0797-0061.

 

Naly Silva Ladeia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação: Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores pela Associação Universidade Europeia no Brasil – UNIEUBRA; Professora Auxiliar do Curso de Pedagogia – UESB.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8715-8710.          E-mail: nladeia@uesb.edu.br.

Victo Hugo Perez Gallo, Universidad internacional de la Rioja (UNIR)

Doctor en Ciencias Sociológicas pela Universidad de Havana, Cuba. Profesor de la Universidad Nacional de Educación a Distancia y profesor de la Universidad Internacional de la Rioja (UNIR). Profesor Invitado (visiting scholar), Universidad de Santiago de Compostela.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1452-2531. E-mail: solovictorhache@gmail.com.

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 332
  • pdf downloads: 31

Como Citar

SANTOS VIEIRA, Z.; SILVA LADEIA, N.; PEREZ GALLO, V. H. Mulher, por que choras? As feridas das filhas de Deus : Mujer, ¿por qué lloras? Las heridas de las hijas de Dios. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6165. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos