Educação STEM no Brasil: As Perspectivas de Professores Participantes de um Curso Online de Formação Continuada

STEM Education in Brazil: The perspectives of Teachers Participating in an Online Continuing Education Course

Autores

Resumo

As necessidades e problemáticas que afetam o contexto educacional, exige constantes atualizações nos modos de educar, sendo a Educação STEM um exemplo disso. Assim, o presente estudo busca compreender de que forma a Educação STEM pode ser viável no cenário educacional brasileiro, a partir da compreensão de professores da educação básica do Brasil participantes de um curso de extensão online sobre Educação STEM em 2020, para análise utilizou-se Análise de Conteúdo. Verificou-se que os docentes percebem a viabilidade da Educação STEM nas escolas do Brasil, por ser uma abordagem que tende a promover uma formação cidadã e preparo para o mundo do trabalho. Contudo, o reduzido fomento à formação de professores e infraestrutura de escolas, desvalorização docente e políticas públicas voltadas a esse tipo de iniciativa são desafios a serem enfrentados para esta implementação ocorrer.

Palavras-chave: Educação STEM; Formação de Professores; Curso de Extensão Online

 

Abstract

The needs and problems that affect the educational context require constant updates in the ways of educating, STEM Education being an example of this. Thus, the present study seeks to understand how STEM Education can be feasible in the Brazilian educational scenario, based on the understanding of Brazilian basic education teachers participating in an online extension course on STEM Education in 2020. It was found that teachers perceive the viability of STEM Education in Brazilian schools, as it is an approach that tends to promote a citizen education and preparation for the world of work. However, the lack of support for teacher training and school infrastructure, teachers' undervaluation, and public policies aimed at this type of initiative are challenges to be faced if this implementation is to occur.

Key Words:  STEM Education; teacher training; online extension course

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Guarize Medeiros, UFSM

Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  E-mail: julianamedeiros14@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2929-5810.

 

Wesllen Martins Lopes, UFSM

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - São Vicente do Sul (IFFar-SVS). E-mail: wesllenmartinslopes99@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3447-4461.

 

Eliziane da Silva Dávila, UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente de Biologia / Área Educação no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul - RS (IFFar - SVS) no Ensino Superior e nos cursos Técnicos Integrados nível Ensino Médio e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. E-mail: eliziane.davila@iffarroupilha.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1628-3426.

Downloads

Publicado

22/07/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 161
  • pdf downloads: 130

Como Citar

GUARIZE MEDEIROS, J.; MARTINS LOPES, W.; DA SILVA DÁVILA, E. Educação STEM no Brasil: As Perspectivas de Professores Participantes de um Curso Online de Formação Continuada: STEM Education in Brazil: The perspectives of Teachers Participating in an Online Continuing Education Course . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6163. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)