Educação STEM no Brasil: As Perspectivas de Professores Participantes de um Curso Online de Formação Continuada
STEM Education in Brazil: The perspectives of Teachers Participating in an Online Continuing Education Course
Resumo
As necessidades e problemáticas que afetam o contexto educacional, exige constantes atualizações nos modos de educar, sendo a Educação STEM um exemplo disso. Assim, o presente estudo busca compreender de que forma a Educação STEM pode ser viável no cenário educacional brasileiro, a partir da compreensão de professores da educação básica do Brasil participantes de um curso de extensão online sobre Educação STEM em 2020, para análise utilizou-se Análise de Conteúdo. Verificou-se que os docentes percebem a viabilidade da Educação STEM nas escolas do Brasil, por ser uma abordagem que tende a promover uma formação cidadã e preparo para o mundo do trabalho. Contudo, o reduzido fomento à formação de professores e infraestrutura de escolas, desvalorização docente e políticas públicas voltadas a esse tipo de iniciativa são desafios a serem enfrentados para esta implementação ocorrer.
Palavras-chave: Educação STEM; Formação de Professores; Curso de Extensão Online
Abstract
The needs and problems that affect the educational context require constant updates in the ways of educating, STEM Education being an example of this. Thus, the present study seeks to understand how STEM Education can be feasible in the Brazilian educational scenario, based on the understanding of Brazilian basic education teachers participating in an online extension course on STEM Education in 2020. It was found that teachers perceive the viability of STEM Education in Brazilian schools, as it is an approach that tends to promote a citizen education and preparation for the world of work. However, the lack of support for teacher training and school infrastructure, teachers' undervaluation, and public policies aimed at this type of initiative are challenges to be faced if this implementation is to occur.
Key Words: STEM Education; teacher training; online extension course
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 307
- pdf downloads: 215