Mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes

Mediation in fútbol callejero: educatational processes arising out

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e compreender processos educativos que decorrem da prática social da mediação no Fútbol Callejero. O caminho percorrido por este estudo, tanto na coleta como na análise dos dados, teve inspiração na fenomenologia. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas com seis mediadores(as). Após analises das transcrições emergiram duas categorias, a saber: a) “Construção do conhecimento e vivências de novas práticas”; b) “Protagonismo comunitário no tornar-se mediador(a) de Fútbol Callejero”. A partir da prática social da mediação no Fútbol Callejero ocorreram transformações dos(as) entrevistados(as) que passaram a refletir acerca de suas vidas, bem como de seu contexto social, nesse ínterim, consideramos que esta pesquisa possa inspirar mais pessoas a conhecer e vivenciar a prática social da mediação no Fútbol Callejero e que possamos seguir nos respeitando, cooperando com as pessoas a nossa volta e nos solidarizando a outrem.

Palavras-chave: Processos Educativos; Fútbol Callejero; Mediação

 

Abstract

The aim of this study was to identify and understand educational processes that result from the social practice of mediation in Fútbol Callejero. The path taken by this study, both in data collection and analysis, was inspired by phenomenology. For data collection, we used interviews with six mediators. After analyzing the transcriptions, two categories emerged, namely: a) “Construction of knowledge and experiences of new practices”; b) “Community protagonism in becoming a mediator of Fútbol Callejero”. From the social practice of mediation at Fútbol Callejero, changes occurred in the interviewees who began to reflect on their lives, as well as their social context, in the meantime, we believe that this research can inspire more people to know and experience the social practice of mediation at Fútbol Callejero and that we may continue to respect ourselves, cooperate with the people around us and show solidarity with others.in the interviewees who began to reflect on their lives, as well as their social context.

Keywords: Educational Process; Fútbol Callejero; Mediation

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Raphael Varotto, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS

Mestre em Educação pela Univerisidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor no Centro Universitário da Fundação Hemínio Ometto – FHO/UNIARARAS. E-mail: nathan@fho.edu.br. ORCID: 0000-0002-6722-9083.

 

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Ciência Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor no curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: luiz@ufscar.br. ORCID: 0000-0003-1585-0596.

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • pdf downloads: 69

Como Citar

VAROTTO, N. R.; GONÇALVES JUNIOR, L. Mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes: Mediation in fútbol callejero: educatational processes arising out. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6152. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos