Mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes
Mediation in fútbol callejero: educatational processes arising out
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar e compreender processos educativos que decorrem da prática social da mediação no Fútbol Callejero. O caminho percorrido por este estudo, tanto na coleta como na análise dos dados, teve inspiração na fenomenologia. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas com seis mediadores(as). Após analises das transcrições emergiram duas categorias, a saber: a) “Construção do conhecimento e vivências de novas práticas”; b) “Protagonismo comunitário no tornar-se mediador(a) de Fútbol Callejero”. A partir da prática social da mediação no Fútbol Callejero ocorreram transformações dos(as) entrevistados(as) que passaram a refletir acerca de suas vidas, bem como de seu contexto social, nesse ínterim, consideramos que esta pesquisa possa inspirar mais pessoas a conhecer e vivenciar a prática social da mediação no Fútbol Callejero e que possamos seguir nos respeitando, cooperando com as pessoas a nossa volta e nos solidarizando a outrem.
Palavras-chave: Processos Educativos; Fútbol Callejero; Mediação
Abstract
The aim of this study was to identify and understand educational processes that result from the social practice of mediation in Fútbol Callejero. The path taken by this study, both in data collection and analysis, was inspired by phenomenology. For data collection, we used interviews with six mediators. After analyzing the transcriptions, two categories emerged, namely: a) “Construction of knowledge and experiences of new practices”; b) “Community protagonism in becoming a mediator of Fútbol Callejero”. From the social practice of mediation at Fútbol Callejero, changes occurred in the interviewees who began to reflect on their lives, as well as their social context, in the meantime, we believe that this research can inspire more people to know and experience the social practice of mediation at Fútbol Callejero and that we may continue to respect ourselves, cooperate with the people around us and show solidarity with others.in the interviewees who began to reflect on their lives, as well as their social context.
Keywords: Educational Process; Fútbol Callejero; Mediation
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 154
- pdf downloads: 89