Variáveis que afetam a implantação da cultura digital na educação na Amazônia Brasileira

Variables that affect the deployment of digital culture in education in the Brazilian Amazon

Autores

  • Andrea Lilian Marques da Costa alilian.costa@gmail.com
    IFPA
  • Fernando José de Almeida fernandoalmeida43@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP
  • Olivia Misae Kato oliviakato77@gmail.com
    Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-2296-2369

Resumo

A cultura digital pode promover educação de qualidade se as dificuldades de implantação forem identificadas e minimizadas. Investigou-se variáveis que afetam a implantação da cultura digital na educação básica. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com 13 professores e 3 gestores da rede pública estadual de ensino com roteiro de questões sobre condições de trabalho, infraestrutura, remuneração e formação docente em TIC, agrupando-se as respostas em categorias do roteiro. Os 92% dos participantes relataram salas de informática sem infraestrutura adequada, elevada relação aluno/computador, formação docente insuficiente em TIC, remuneração não condizentes com a jornada de trabalho e outras atividades curriculares requeridas. Os relatos ressaltam a importância da cultura digital no ensino, destacando a inadequação de equipamentos, de rede e de formação docente em cultura digital.

Palavras-chave: Cultura Digital; TIC; Educação Básica

 

Abstract

 

Digital culture can promote quality education if implementation difficulties are identified and minimized. Variables that affect the implementation of digital culture in basic education were investigated. Semi-structured interviews were carried out with 13 teachers and 3 managers of the state public school system with a script of questions about working conditions, infrastructure, remuneration and teacher training in ICT, by grouping the answers into categories of the script. 92% of the participants reported computer rooms without adequate infrastructure, high student/computer ratio, insufficient teacher training in ICT, remuneration not consistent with the working day and other required curricular activities. The reports emphasize the importance of digital culture in teaching, highlighting the inadequacy of equipment, network and teacher training in digital culture.

Keywords: Digital culture; ICT;  Basic education

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Lilian Marques da Costa, IFPA

Tecnóloga em Processamento de Dados/CESUPA. Especialista em Análise de Sistemas/UFPA, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo/PUC-SP, eixo Novas Tecnologias em Educação. Profa. Dra. titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. Atua em Informática Aplicada à Educação, Métodos de ensino/aprendizagem em Algoritmos e Esturutra de Dados. E-mail: alilian.costa@gmail.com orcid:https://orcid.org/0000-0002-2382-0779.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

É filósofo e pedagogo, doutor e pós-doutor em Tecnologias na Educação pela PUC/SP e pelo CNRS/CNPQ na França. Foi secretário de Educação da cidade de São Paulo, Vice-presidente da TV Cultura e Diretor Nacional do SESC (Cultura e Educação). Professor Pesquisador da Pós graduação em Currículo/PUC-SP e consultor da UNESCO. E-mail: fernandoalmeida43@gmail.com orcid: https://orcid.org/0000-0002-0772-455x.

 

Olivia Misae Kato, Universidade Federal do Pará

Bacharel, Psicóloga e Licenciada em Psicologia (UFPA); Especialização em Psicofarmacologia; Psicobiologia (UFRN); Sistemática Zoológica e Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Mestrado (PPGTPC/UFPA). Doutorado em Psicologia Experimental (USP) e Pós-Doutorado (UNIOVI/Espanha). Profa. Dra. Associado 4 do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA. Pesquisa em Análise do Comportamento (tecnologia educacional e ensino-emergência da leitura recombinativa sem erros). E-mail: omk@ufpa.br orcid: https://orcid.org/0000-0003-2296-2369.

 

Downloads

Publicado

27/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • pdf downloads: 141

Como Citar

MARQUES DA COSTA, A. L.; DE ALMEIDA, F. J.; MISAE KATO, O. Variáveis que afetam a implantação da cultura digital na educação na Amazônia Brasileira: Variables that affect the deployment of digital culture in education in the Brazilian Amazon . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6139. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)