Variáveis que afetam a implantação da cultura digital na educação na Amazônia Brasileira
Variables that affect the deployment of digital culture in education in the Brazilian Amazon
Resumo
A cultura digital pode promover educação de qualidade se as dificuldades de implantação forem identificadas e minimizadas. Investigou-se variáveis que afetam a implantação da cultura digital na educação básica. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com 13 professores e 3 gestores da rede pública estadual de ensino com roteiro de questões sobre condições de trabalho, infraestrutura, remuneração e formação docente em TIC, agrupando-se as respostas em categorias do roteiro. Os 92% dos participantes relataram salas de informática sem infraestrutura adequada, elevada relação aluno/computador, formação docente insuficiente em TIC, remuneração não condizentes com a jornada de trabalho e outras atividades curriculares requeridas. Os relatos ressaltam a importância da cultura digital no ensino, destacando a inadequação de equipamentos, de rede e de formação docente em cultura digital.
Palavras-chave: Cultura Digital; TIC; Educação Básica
Abstract
Digital culture can promote quality education if implementation difficulties are identified and minimized. Variables that affect the implementation of digital culture in basic education were investigated. Semi-structured interviews were carried out with 13 teachers and 3 managers of the state public school system with a script of questions about working conditions, infrastructure, remuneration and teacher training in ICT, by grouping the answers into categories of the script. 92% of the participants reported computer rooms without adequate infrastructure, high student/computer ratio, insufficient teacher training in ICT, remuneration not consistent with the working day and other required curricular activities. The reports emphasize the importance of digital culture in teaching, highlighting the inadequacy of equipment, network and teacher training in digital culture.
Keywords: Digital culture; ICT; Basic education
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 169
- pdf downloads: 182