Maria e João: apesar das artimanhas do analfabetismo em Alagoas

Maria and João: dispite the tricks of illiteracy in Alagoas

Autores

Resumo

O texto em pauta apresenta uma síntese preliminar de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/Cedu/Ufal – entre janeiro de 2021 a setembro de 2022. Com aporte na abordagem qualitativa e foco na pesquisa-participante, o estudo situa-se na interface entre Psicologia, Ciências Sociais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aborda o processo de desenvolvimento subjetivo no Semiárido Alagoano. Trata das mediações e táticas de resistência ao analfabetismo naquela territorialidade, enquanto aprendizagens inventivas produzidas no cotidiano, pelos sujeitos - jovens, adultos e idosos -, pessoas vivendo na condição de analfabetos e analfabetas, que enfrentam as desigualdades econômicas e sociais em suas práticas cotidianas e a elas resistem.

Palavras-chave:  Analfabetismo; Alagoas; Táticas de resistência

 

Abstract

The present article shows a preliminary synthesis from a post doctoral research which was carried out in the Post Graduate Program in Education - PPGE/Cedi/Ufal -  between January 2021 and September 2022. Aided by the qualitative approach and with a focus on participant research, the research is located at the interface between Psychology, Social Science, Youth and Adults Education (EJA) and talks about the process of subjective development in the Alagoas Semi arid. This study deals with the tactical mediations of resistant to illiteracy in that territoriality, as creative learning produced in daily life by the subjects – young people, adults and the elderly – men and women living in their daily practices and resist them.

Keywords: Illiteracy; Alagoas; Resistance tactics

 

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Lucas Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências Sociais – PPGCS/UFCG. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Curso de Psicologia/Campus de Arapiraca/Unidade Educacional Palmeira dos Índios, Brazil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3797-6085; E-mail: lucas.silva@palmeira.ufal.br

 

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística. Professora Associada IV do Curso de Pedagogia. Docente no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado no Centro de Educação (Cedu/Ufal), Brazil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3659-4165; E-mail: naide12@hotmail.com

Downloads

Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos