Atendimento Educacional Especializado e Educação Física: possibilidades cooperativas no cotidiano escolar
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre educação especial e educação física, a partir da busca de implementação de um plano de ação inovador que propõe a realização de atividades compartilhadas envolvendo o planejamento e a execução do serviço de atendimento educacional especializado para alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos de uma escola municipal de Ensino Fundamental, em uma cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, pode ser definida como um estudo de caso, sendo que os principais eixos metodológicos foram o levantamento bibliográfico e a observação participante. Ao longo do estudo, verificou-se que a ação do professor responsável pelo atendimento educacional especializado e suas conexões com o trabalho pedagógico dos demais professores da escola estão previstas na maior parte dos dispositivos legais que orientam a operacionalização desse serviço. Os desafios estão centrados na análise daquilo que é considerado currículo e não nas supostas limitações do aluno. Percebe-se que a proximidade entre atendimento educacional especializado e áreas específicas, como a educação física, tem como efeitos: o envolvimento da dimensão corporal, a aprendizagem dos contextos e a valorização do trabalho cooperativo. Essas diretrizes podem indicar uma qualificação das intervenções e anunciam possibilidade de construção de percursos que alteram reciprocamente os trabalhos do professor de sala de recursos e do docente de área específica.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Física. Inclusão escolar. Atendimento Educacional Especializado.
Specialized education services and physics education: cooperative possibilities in the daily school life
This study aims to analyze the relations between Special Education and Physical Education. It is based on the implementation of an innovative action plan to carry out shared activities that are linked to the planning and execution of specialized education services for students with disabilities. These students attend the resource room in a municipal elementary school of a city within the metropolitan area of Porto Alegre/RS. This is a qualitative research that can be defined as a case study; literature review and participant observation were the main methodological tools used. The regulatory provisions that guide the specialized education services announce the importance of connections between this specific service and the pedagogical work of the other teachers at the school. We can see that the proximity between the specialized education services and specific areas, such as Physical Education, produces effects: the analysis of what is considered curriculum; involvement of the corporal dimension; the understanding of contexts; and the appreciation of cooperative work.
Keywords: Special Education, Physical Education, School Inclusion, Specialized Education Services.
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