O ensino de matemática e a utilização de recursos: reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência visual

Mathematics teaching and the use of resources: reflections on the inclusion of students with visual impairments

Autores

  • Gabriely Cabestré Amorim gcabestre@gmail.com
    Unesp Marília
  • Julia Maria Ferreira Jangerme julia.mfjangerme@gmail.com

Resumo

São necessárias reflexões sobre a efetivação e o direito de aprendizagem do aluno com deficiência visual, além do aprofundamento de como proporcionar um ensino de matemática que culturalmente é desafiador. Neste contexto, o estudo tem como objetivo apresentar possibilidades de recursos para o processo de ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio da análise de materiais já produzidos acerca da temática. A fundamentação e desenvolvimento do estudo foi com base na legislação de políticas inclusivas, o ensino da matemática para alunos com deficiência visual e a utilização de recursos para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O uso de recursos, sejam tecnológicos ou adaptações são apresentados com grande potencial, devido à autonomia e disponibilidade que podem proporcionar na superação de limitações.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Deficiência visual; Recursos Pedagógicos.

 

Abstract

Reflections are needed on the effectiveness and right of learning for visually impaired students, in addition to deepening how to provide a teaching of mathematics that is culturally challenging. In this context, the study aims to present possibilities of resources for the process of teaching and learning mathematics for visually impaired students. This is a bibliographical research through the analysis of materials already produced on the subject. The foundation and development of the study was based on the legislation of inclusive policies, the teaching of mathematics for visually impaired students and the use of resources for the effectiveness of the teaching-learning process. The use of resources, whether technological or adaptations, presents great potential, due to the autonomy and availability they can provide in overcoming limitations.

Keywords: Teaching Mathematics; Visual impairment; Pedagogical Resources.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriely Cabestré Amorim, Unesp Marília

Docente na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Doutora em Educação pela Unesp-Marília. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2010), aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para Diversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2015), formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD (2019) em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Gestão Educacional e Ensino-Aprendizagem.

E-mail: gcabestre@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0657-0552.

Julia Maria Ferreira Jangerme

Julia Maria Ferreira Jangerme

Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Birigui. E-mail: julia.mfjangerme@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0657-0552.

 

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 227
  • pdf downloads: 240

Como Citar

AMORIM, G. C.; FERREIRA JANGERME, J. M. . O ensino de matemática e a utilização de recursos: reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência visual: Mathematics teaching and the use of resources: reflections on the inclusion of students with visual impairments. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6117. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)