In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado

School and social inclusion or exclusion of intellectually disabled people with literacy events and practices in specialized educational care

Autores

Resumo

O artigo analisa como eventos de letramento desenvolvidos com/por pessoas com deficiência intelectual (PcDI) no atendimento educacional especializado (AEE) constituem formas de inclusão ou exclusão escolar e social. A pesquisa foi desenvolvida com base em referenciais teóricos do modelo social de deficiência (CORDEIRO, 2007; DINIZ, 2012), da defectologia vigotskiana (VIGOTSKI, 2022), dos Novos Estudos do Letramento (SOARES, 2004; STREET,2014) e da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2008), tendo como corpus dissertações do Catálogo Capes. Os dados evidenciaram que, quando expressam os significados sociais da escrita, além de serem ajustados às possibilidades e necessidades dos alunos, e realizados de forma coletiva e lúdica, os eventos de letramento contribuem para sua inclusão escolar e social.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Eventos e Práticas de Letramento.

Abstract

The article analyzes how literacy events developed with or by people with intellectual disabilities (IDP) in specialized educational services (SES) constitute forms of school and social inclusion or exclusion. The research was developed based on theoretical references for the social model of disability (CORDEIRO, 2007; DINIZ, 2012), Vygotskian defectology (VIGOTSKI, 2022), New Literacy Studies (SOARES, 2004; STREET, 2014), and bibliographic research (GIL, 2008) using dissertations from the Capes Catalog as corpus. The data showed that when they express the social meanings of writing, they are adjusted to the students' possibilities and needs and are carried out collectively and playfully. Thus, literacy events contribute to the students' school and social inclusion. When they are far from these conditions, they make their participation in the SES unfeasible, leading to exclusion.

Keywords: Specialized Educational Service; Intellectual Disability; Literacy Events and Practices.

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Biografia do Autor

Haveskill François Alves Rodrigues, Prefeitura municipal de Camalaú-PB, Prefeitura municipal de Sumé-PB

Docente do Magistério Público nos municípios de Camalaú/PB e Sumé/PB. Formado em Pedagogia e História. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd-UFCG).

E-mail: haveskillrodrigues@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3623-8470

 

Dorivaldo Alves Salustiano, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação Brasileira. É professor da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG), vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, onde realiza e orienta estudos sobre diversidade, Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e mediação pedagógica e letramento de pessoas com deficiência intelectual,

E-mail: dorivaldo.alves@professor.ufcg.edu.br   

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0956-2451 

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

ALVES RODRIGUES, H. F.; ALVES SALUSTIANO, D. In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: School and social inclusion or exclusion of intellectually disabled people with literacy events and practices in specialized educational care. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

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Artigos