Competências transversais na formação integral de egressos de um curso de pedagogia

Transversal competencies in the complete education of graduates from a pedagogy course

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar em que medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP), desenvolvido em um programa de pedagogia proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os alunos, agora egressos da Educação Superior. O estudo quantitativo teve a coleta de dados por meio de questionário com perguntas fechadas aos egressos. Os resultados extraídos a partir da análise fatorial e estatística descritiva, apontam: uma classificação das competências em dois grupos – competências transversais pessoais e competências transversais socioafetivas e ético-políticas. Foram encontradas 12 competências transversais necessárias à profissão docente. Concluiu-se que a estratégia metodológica denominada PATP proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Privada do Sul do Brasil.

Palavras-chave: Educação Superior; Egressos; Competências Transversais.

 

 

Abstract

The goal of this article is to analyze the extent to which the Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP, “Project for Theoretical-Practical Improvement”), developed within a pedagogy program, provided for the development of transversal competencies in students, now college graduates. The methodology used was quantitative, with data collection via a questionnaire with closed questions for Pedagogy graduates. The results of the factorial analysis and descriptive statistics indicate a classification of categories/competencies into two groups: personal transversal competencies and socio-affective and ethical-political transversal competencies. Twelve transversal competencies necessary for the teaching profession were found. In conclusion, we can confirm that the methodological strategy known as PATP provided for the development of transversal competencies in Pedagogy graduates from a Private Education Institution in the south of Brazil.

Keywords: Higher Education; Graduates; Transversal Competencies

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dânia Barro, Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU)

Pró-reitora Pedagógica no Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade LaSalle (2021) com estágio doutoral em Maryland University – College Park – US. Atua nas Instituições de Educação Superior IDEAU, conduzindo os processos metodológicos de ensino e aprendizagem, em especial o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático - PATP e Guias de estudo. Dedica-se ao aprofundamento de temas como: educação, educação híbrida, metodologias ativas, educação superior, desenvolvimento de competências.

E-mail: dania@ideau.com.br ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-1146-9555

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Pós-doutorado na University of Maryland - College Park - EU com bolsa CNPq (2015). Doutorado em Educação na PUC/RS com estágio doutoral na Universidade do Texas em Austin - EU com bolsa CAPES (2011). Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2007). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior – 2020-2021. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Líder do GERES – Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes. Pesquisadora do CNPq D1.

E-mail: verafelicetti@gmail.com; vera.felicetti@unicap.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-6156-7121

Alberto Francisco Cabrera, American University e Maryland University - US

Professor residente no Center for Postsecondary Readiness and Success (CPRS) na Faculdade de Educação da American University – Us. Professor Emérito no Departamento de Educação Superior da Maryland - US. Doutorado em Administração Educacional na Universidade de Wisconsin-Madison, mestre relações industriais pela Universidade de Wisconsin-Madison, graduado em administração pública e estudos políticos pela Universidade Nacional do México e graduado em Economia pela Universidade do Colorado em Boulder. Seus interesses de pesquisa incluem o impacto da universidade nos estudantes, acesso a Educação Superior, experiência em sala de aula, grupos minoritários, avaliação de políticas educacionais e envolvimento cívico e social de graduados universitários.

E-mail: cabrera@umd.edu ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-7451-8983

 

Downloads

Publicado

10/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 206
  • pdf downloads: 136

Como Citar

BARRO, D.; FELICETTI, V. L.; CABRERA, A. F. Competências transversais na formação integral de egressos de um curso de pedagogia : Transversal competencies in the complete education of graduates from a pedagogy course. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6098. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos