Atendimento Educacional Especializado para surdos: formação e atuação de profissionais

Specialized Educational Attendence for the deaf: training and professional performance

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar em artigos publicados no Portal de Periódicos Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Ministério da Educação) como vêm sendo ofertado o Atendimento Educacional Especializado para surdos no Brasil, a partir do ano 2005, ano de publicação do Decreto nº 5.626. Propôs-se desenvolver uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionados sete artigos com a temática proposta, que, após leitura, possibilitaram a elaboração de análises com enfoque na formação dos profissionais do AEE. Os dados revelaram que a prática mostra-se divergente do que é proposto pela legislação: a Libras ainda não tem um espaço assegurado no AEE, a formação dos profissionais está muito aquém do esperado e o professor surdo ainda é figura pouco comum nestes espaços.

Palavras-chaves: Atendimento Educacional Especializado; Libras; Educação Bilíngue para Surdos.

 

Abstract

The purpose of this study is to identify in articles published on the CAPES / MEC portal (Portal for the Improvement of Higher Education Personnel / Ministry of Education) how Specialized Educational Attendence (“Atendimento Educacional Especializado” - AEE) has been offered to deaf people in Brazil, starting in the year 2005 that is the year of Decree nº 5.626 publication. This study aimed to develop a qualitative research of na exploratory descriptive character, being a bibliographic research. Seven articles with the proposed theme were selected. Their reading enabled the elaboration of analyses focusing on the training AEE professionals. The data revealed that the practice is different from what is proposed by the legislation: Libras still does not have a guaranteed space in the AEE, the training of professionals is far bellow expectations and the deaf teacher is an unusual person in these spaces.

Keywords: Specialized Educational Attendence; Brasilian Sign Language (Libras); Bilingual Education for the Deaf.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Magalhães Abreu, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: thais.abreu@unifal-mg.edu.br   ORCID: 0000-0001-6446-1437

Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  E-mail: lfsantos@ufscar.br    ORCID: 0000-0002-3196-9346

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 121
  • pdf downloads: 90

Como Citar

MAGALHÃES ABREU, T.; FERREIRA DOS SANTOS, L. Atendimento Educacional Especializado para surdos: formação e atuação de profissionais: Specialized Educational Attendence for the deaf: training and professional performance. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6081. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos