Legado deixado por docentes da educação básica do estado do Rio Grande do Sul em final de carreira

Legado dejado por profesores de educación básica en el estado de Rio Grande do Sul al finalizar la carrera

Autores

Resumo

O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa de campo, exploratório e qualitativo, que objetivou investigar as trajetórias de vida de 15 professores, com média de 32,5 anos de carreira, da rede pública estadual de Educação Básica da região do Alto Uruguai, do Rio Grande do Sul. Ele ainda intenta colher percepções e oportunizar relatos a respeito da trajetória de vida, de desenvolvimento profissional e identificar o legado dos professores em fim de carreira aos docentes iniciantes. Os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada e registrados por meio de gravação. A análise deu-se pela abordagem qualitativa, abrigados nas categorias: entrada na carreira e persistência na profissão. Ao explicitar os percursos de vida contribui-se com os mais jovens, especialmente em demonstrar como ingressaram, enfrentaram situações adversas e se mantiveram realizados na profissão.

Palavras-chave: Trajetórias de vida; Desenvolvimento profissional; Professores da educação básica.

 

Resumen

El artículo es un recorte de los resultados de una investigación de campo, de carácter exploratorio y cualitativo, con el objetivo de investigar las trayectorias de vida de 15 docentes, con un promedio de 32,5 años de carrera, de la red pública estatal de Educación Básica en la región del Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. Este pretende recopilar conocimientos y proporcionar informes sobre la trayectoria de vida, el desarrollo profesional e identificar el legado de los docentes al final de sus carreras. Los datos fueron recolectados en una entrevista semiestructurada y registrados por medio de grabación. El análisis se basó en un enfoque cualitativo, en las categorías ingreso a la carrera y permanencia en la profesión. Al exponer tales caminos de vida, es posible contribuir a los más jóvenes, especialmente al demostrar cómo ingresaron, enfrentaron situaciones y siguieron en la profesión.

Palabras clave: Trayectorias de vida; Desarrollo professional; Profesores de educación básica.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim/Frederico Westphalen

Doutorado em Educação pela UFRGS. Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela PUCRS e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen.

E-mail: narnaldo@uricer.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0517-0511.

 

Daniela Jéssica Veroneze, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Frederico Westphalen/Erechim

Doutoranda em Educação pela URI – Frederico Westphalen. Mestre em Educação pela URI – Frederico Westphalen e graduação em Matemática pela URI – Erechim. Bolsista Capes de doutorado e professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de educação do Estado do Rio Grande do Sul.

E-mail: danielajessicav@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5500-4733.

Downloads

Publicado

10/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 94
  • pdf downloads: 100

Como Citar

NOGARO, A.; VERONEZE, D. J. Legado deixado por docentes da educação básica do estado do Rio Grande do Sul em final de carreira: Legado dejado por profesores de educación básica en el estado de Rio Grande do Sul al finalizar la carrera. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6075. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos