O ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para o alunado surdo: desafios e perspectivas para o Atendimento Educacional Especializado

Teaching Portuguese and Mathematics to Deaf Students: Challenges and Perspectives for Specialized Educational Services

Autores

  • Adriano Aparecido da Silva adrianointerprete@gmail.com
  • Calixto Júnior de Souza calixto.jrsou6@gmail.com
    IF Goiano - Campus Rio Verde
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas flomarchagas@gmail.com

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as práticas de ensino desenvolvidas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para aluno surdo relacionadas a leitura, a tradução e a interpretação de textos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos, da rede estadual de ensino do município de Rio Verde/Goiás. A metodologia seguida foi a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Como técnica de análise do conteúdo utilizou-se Bardin (2016). Espera-se oferecer suporte às necessidades dos profissionais que atuam no AEE para aluno surdo, bem como, conduzi-los a elaboração de outros materiais didáticos adequados. Diante desta pesquisa, conclui-se que o espaço do AEE exige atenção, pois pouco vem contribuindo para o desempenho escolar do aluno surdo.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Matemática.

 

Abstract

This study aims to investigate the teaching practices developed by teachers of Specialized Educational Services (DSS) for deaf students related to reading, translation and interpretation of mathematical texts in the final years of elementary school, 8th and 9th grade, of the state network of the municipality of Rio Verde / Goiás. The methodology followed was the qualitative research, case study type. As a technique of content analysis, Bardin (2016) was used. It is expected to support the needs of professionals working in the EEA for Deaf students, as well as lead them to the elaboration of other suitable teaching materials. Given this research, it is concluded that the space of the ESA requires attention, because little has been contributing to the school performance of the deaf student.

Keywords: Specialized Educational Service. Portuguese Language Teaching. Mathematics teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Aparecido da Silva

Mestre em Educação para Ciências e Matemática do IFG - Câmpus Jataí. Atualmente é servidor do quadro efetivo da Secretária de Educação do Estado de Goiás e do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, onde atua como Tradutor Intérprete da Libras / Língua Portuguesa (TILSP) na Educação Básica – e-mail: adrianointerprete@gmail.com – ORCID - 0000-0002-2546-398X

Calixto Júnior de Souza, IF Goiano - Campus Rio Verde

Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde – e-mail: calixto.jrsou6@gmail.com – ORCID - 0000-0003-3591-1173

Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Doutorado em Educação pela PUC/GO. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí – e-mail: flomarchagas@gmail.com – ORCID - 0000-0002-8873-9234.

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • pdf downloads: 31

Como Citar

SILVA, A. A. da; SOUZA, C. J. de; CHAGAS, F. A. O. O ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para o alunado surdo: desafios e perspectivas para o Atendimento Educacional Especializado: Teaching Portuguese and Mathematics to Deaf Students: Challenges and Perspectives for Specialized Educational Services. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6061. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos