Entendimentos sobre o papel da formação continuada: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado

Understandings about the role of continuing education: with the word, teachers of Specialized Educational Assistance

Autores

  • Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos prof.luciana.jbs@gmail.com
    SEDUC/MA
  • Íris Maria Ribeiro Porto porto.iris@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão Professora Adjunta https://orcid.org/0000-0002-7235-9931

Resumo

Este texto tem por finalidade apresentar a concepção de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre o papel da formação continuada na sua prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma entrevista com 18 professores que atuam no AEE pela rede municipal de educação de São Luís (MA). Os resultados evidenciaram que a formação continuada na concepção dos professores ainda é percebida, predominantemente, como capacitação e que a sua oferta pela rede municipal mantém uma desconexão com o real contexto escolar. Concluiu-se que a formação continuada precisa ser ressignificada, pois configura-se como um espaço ideal para se rever práticas, ensinamentos e caminhos para a edificação de saberes necessários ao fazer pedagógico e que cabe a rede de ensino ouvir os docentes para a busca de alternativas que possam suprir ou amenizar as lacunas formativas na prática docente.

Palavras-chave: Formação Continuada; Professor; Atendimento Educacional Especializado.

 

Abstract

The purpose of this text is to present the conception of Specialized Educational Assistance (AEE) teachers about the role of continuing education in their pedagogical practice. For that, an interview was conducted with 18 teachers who work in the AEE by the municipal education network of São Luís (MA). The results showed that continuing education in the teachers' conception is still perceived, predominantly, as training and that its offer by the municipal network maintains a disconnection with the real school context. It was concluded that continuing education needs to be re-signified, as it is an ideal space to review practices, teachings and ways to build the knowledge necessary for pedagogical work and that it is up to the teaching network to listen to teachers in the search for alternatives that can fill or alleviate training gaps in teaching practice.

Keywords: Continuing Education; Teacher; Specialized Educational Services.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos, SEDUC/MA

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do AEE pela rede estadual e municipal de educação de São Luís (MA). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Formação de Professor, saberes e práticas de ensino (GEPS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8419-5559. E-mail: prof.luciana.jbs@gmail.com.

Íris Maria Ribeiro Porto, Universidade Estadual do Maranhão Professora Adjunta

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professor, saberes e práticas de ensino (GEPS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7235-9931. E-mail: porto.iris@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 55
  • pdf downloads: 55

Como Citar

BOTELHO SODRÉ DOS SANTOS, L. de J.; RIBEIRO PORTO, Íris M. Entendimentos sobre o papel da formação continuada: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado : Understandings about the role of continuing education: with the word, teachers of Specialized Educational Assistance . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6040. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos