Professor de educação especial: papéis atribuídos e desempenhados frente ao processo de inclusão escolar em uma cidade paraense

Profesor de educación especial: papeles asignados y desarrollados frente al proceso de inclusión escolar en una ciudad paraense

Autores

  • Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa julianedayrle@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Ariela Rios Vilaronga crios@ifsp.edu.br

Resumo

A pesquisa teve como intuito identificar os papéis dos professores de Educação Especial em um município do estado do Pará. Participaram quatro participantes, sendo uma coordenadora de educação especial e três professoras de educação especial de uma cidade de médio porte paraense. O estudo se caracteriza como pesquisa com abordagem qualitativa, tipo descritivo e se consolida como estudo de caso. Por meio dos resultados foi constatado que em muitos momentos houve uma marcante dualidade no que está atribuído e o que está sendo efetivado pelos professores de Educação Especial, principalmente nas ações relacionadas à sala comum, foram evidenciadas inúmeras barreiras e impossibilidades para esse contato frequente.

Palavras-chave: Educação especial; Professor de educação especial; Papéis.

 

Resumen

La investigación tuvo como objetivo identificar los roles de los profesores de Educación Especial en una ciudad del estado del Pará. Participaron cuatro participantes, uno coordinador de educación especial y tres profesores de educación especial de una ciudad de porte medio de Pará. El estudio se caracteriza como una investigación con enfoque cualitativo, tipo descriptivo y se consolida como un estudio de caso. A través de los resultados se constató que en muchos momentos ocurrió un marcante dualidad en lo que se asigna y lo que se está realizando por parte de los docentes de Educación Especial, especialmente en las acciones relacionadas con la sala común, fue mirado numerosas barreras e imposibilidades para este frecuente contacto.

Palabras-clave: Educación Especial; Profesor de educación especial; Papeles

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras habilitação Língua Espanhola (UFPA), Mestra e doutoranda em Educação Especial (UFSCar). Atualmente possui dedicação exclusiva para pós graduação com bolsa de financiamento CAPES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5101-6067.

E-mail: julianedayrle@gmail.com.

Carla Ariela Rios Vilaronga

Pedagoga (UNESP), Mestrado em Educação (UNESP), Doutorado em Educação Especial (UFSCar). Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6050-2369. E-mail: crios@ifsp.edu.br.

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 91
  • pdf downloads: 87

Como Citar

DA COSTA, J. D. V.; VILARONGA, C. A. R. Professor de educação especial: papéis atribuídos e desempenhados frente ao processo de inclusão escolar em uma cidade paraense: Profesor de educación especial: papeles asignados y desarrollados frente al proceso de inclusión escolar en una ciudad paraense. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6000. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)