Inclusão no discurso e exclusão, na prática: vozes de educandos com deficiência na Universidade Federal do Acre entre 2016–2022

Inclusion in discourse and exclusion, in practice: voices of students with disabilities at the Federal University of Acre between 2016–2022

Autores

Resumo

A exclusão de pessoas com deficiência (PcD) é uma grave problemática social, a qual ainda está enraizada na sociedade brasileira. Na educação nacional, este panorama não se mostra diferente. Este quadro representa um empecilho na inclusão e no desenvolvimento destes estudantes. Desta forma, este artigo investigou o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Acre. Foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas, que contemplou 29 acadêmicos(as) com deficiência e 02 profissionais com deficiência visual atuantes na área da inclusão. Concluiu-se que há diversos fatores que geram exclusão no contexto da educação superior e que o processo de inclusão vem ocorrendo lentamente, quase sempre por força de lei.

Palavras-Chave: Acessibilidade Atitudinal; Diversidade Social; Deficiência.

 

Abstract

The exclusion of people with disabilities (PwD) is a grave social problem, which is still rooted in Brazilian society. At the national education, this scenario is no different. This framework represents an obstacle to the inclusion and development of these students. Thus, this article investigated the process of inclusion of students with disabilities at the Federal University of Acre. It was realized a qualitative research that was carried out through interviwes, that was contemplated for 29 students with disabilities and 02 professionals with visual impairment active in the area of inclusion. It was concluded that there are several factors that generate exclusion in the context of higher education and that the inclusion process has been happening slowly, almost always by force of law.

Key Words: Attitudinal Accessibility; Social Diversity; Disability.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Diniz, Universidade federal do Acre

Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR (2010). Especialista em Educação Inclusiva. É Servidora da Universidade Federal do Acre –UFAC, atuando como técnica em assuntos educacionais.  Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional e ensino de pessoas com Deficiência visual – DV. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5062-9075 . URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/3273257780160942 . E-mail antonia.diniz1@gmail.com

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atualmente é Professor EBTT/IFAC (Biologia), onde atua no Ensino Médio Integrado (CXA/IFAC), na Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (CRB/IFAC), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAC), como Coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências" e como Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biociências (GPEnBio/CNPq/IFAC). Mais recentemente (2019) iniciou o Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7148-5055. URL Lattes:  https://lattes.cnpq.br/4372251203476914. E-mail: ricardo.pereira@ifac.edu.br.

Valdirene Nascimento da Silva Oliveira, Instituto Federal do Acre

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Mestra em letras: linguagem e Identidade - UFAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especializações em: Pedagogia Gestora. Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias em Educação - PUC/Rio. Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6731-7032. URL lattes: http://lattes.cnpq.br/0526671133273062. E-mail: valdirene.oliveira@ifac.edu.br

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 149
  • pdf downloads: 65

Como Citar

DINIZ, A.; DOS SANTOS PEREIRA, R.; NASCIMENTO DA SILVA OLIVEIRA, V. Inclusão no discurso e exclusão, na prática: vozes de educandos com deficiência na Universidade Federal do Acre entre 2016–2022: Inclusion in discourse and exclusion, in practice: voices of students with disabilities at the Federal University of Acre between 2016–2022. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5993. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos