Concepções e práticas de Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos usuários de implante coclear

Conceptions and practices of Specialized Educational Services for students with deafness using cochlear implants

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes surdos usuários de implante coclear, a partir da análise do trabalho pedagógico desenvolvido com um estudante surdo com implante coclear de uma escola pública de Belém-Pará. As informações foram produzidas por meio de entrevistas e observações. As análises seguiram as orientações do método genético causal proposto por Vigotski. Os resultados demonstram que o trabalho desenvolvido pelo AEE para e com o estudante acompanha o modelo vigente de Educação Especial predominante na atualidade. Conclui-se pela necessidade de uma sólida formação teórico da professora do AEE e da professora da sala comum para que realizem um trabalho colaborativo promotor do desenvolvimento do estudante.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Educação de surdos; Implante Coclear

 

Abstract

This paper aims to discuss conceptions and practices of Specialized Educational Services for deaf students using cochlear implants, based on the analysis of the pedagogical work developed with one deaf student with cochlear implant from a public school in Belém-Pará. Information was gathered by means of interviews and observations. The analyzes followed the principles of the causal genetic method proposed by Vygotsky. The results demonstrate the work developed by the Specialized Educational Services for and with the student follows the current model of Special Education prevailing today. The study concludes there is a need for solid theoretical training for the teachers involved both in the specialized services as well as in the ordinary classroom teaching so that they can carry out collaborative work which promotes the student’s development.

Keywords: Specialized Educational Services; Deaf education; Cochlear implant

 

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Biografia do Autor

Ana Paula de Araújo Barca, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Professora de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Email: anapaulabarca@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9332-9547

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia. Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando como professora de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação - GEPEHC. E-mail: sregina@ufpa.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5851-5467

 

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

DE ARAÚJO BARCA, A. P.; DOS SANTOS TEIXEIRA, S. R. Concepções e práticas de Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos usuários de implante coclear: Conceptions and practices of Specialized Educational Services for students with deafness using cochlear implants. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5981. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos