Docência e inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma proposta didática para o curso Física Licenciatura

Teaching and inclusion of people with disabilities: a pedagogical proposal for the physics course

Autores

Resumo

Este trabalho visa investigar as principais contribuições do desenvolvimento de atividades inclusivas, a partir dos princípios da Educação Especial, por meio de análises teóricas de diferentes produções científicas sobre inclusão, resultando em uma sistematização de atividades para um componente curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. A organização e as estratégias de intervenções foram fundamentadas sob o aporte teórico-metodológico de Paulo Freire.  Espera-se que a proposta didática apresentada possa contribuir com a formação inicial de professores e propicie uma (re)significação para aqueles que almejem desenvolver sua prática docente na perspectiva inclusiva, contribuindo para o rompimento de barreiras que estão presentes no contexto escolar. 

Palavras-Chave: Formação inicial. Educação Especial. Inclusão Escolar.

 

Abstract

This work aims to investigate the main contributions from the development of inclusive activities, based on the principles of Special Education, through theoretical analyzes of scientific literature on inclusion, resulting in a systematization of activities for a curricular component of the Physics Degree course at the Federal University of Uberlândia. The organization, intervention strategies and activities were based on the theoretical-methodological contribution of Paulo Freire. It is expected that the proposal can contribute to the initial training of teachers and provide a (re)signification for those who wish to develop their teaching practice from an inclusive perspective, contributing to break down barriers that are present in the schooling context.

Keywords:  Initial formation. Special education. School inclusion.

 

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Biografia do Autor

Marcela Costa Guedes, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.  Professora da Educação Básica. ORCID: 0000-0003-4548-0696.

E-mail: marcelacostaguedes@hotmail.com

Ricardo Kagimura, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia. dedicando-se apenas ao curso de Física Licenciatura

ORCID: 0000-0001-8185-0987. E-mail: kagimura@ufu.br

 

Alessandra Riposati Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, dedicando-se apenas ao curso de Física Licenciatura. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8182-1702. E-mail: ale.riposati@gmail.com

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

COSTA GUEDES, M.; KAGIMURA, R.; RIPOSATI ARANTES, A. Docência e inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma proposta didática para o curso Física Licenciatura : Teaching and inclusion of people with disabilities: a pedagogical proposal for the physics course. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5956. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos