Inclusão, práticas pedagógicas e educação de alunos surdos: Atendimento Educacional Especializado no Programa de Bilinguismo do município de Niterói/RJ

Inclusion, pedagogical practices and education of deaf students: Specialized Educational Assistance in the Bilingualism Program of the city of Niterói/RJ

Autores

Resumo

Este artigo versa sobre o Programa de Bilinguismo para alunos surdos implementado nas escolas municipais de Niterói, enfatizando as estruturas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvido à luz da Teoria Crítica da Sociedade, tendo por objetivo caracterizar a estruturação política, a organização da educação de alunos surdos e as estratégias pedagógicas adotadas no AEE como suporte à educação inclusiva.  Foram realizadas observações nas escolas; análise documental; aplicação de questionários; entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram o sistema de ensino de Niterói com organização pedagógica divergente do MEC, o que não impediu a estruturação da educação bilíngue com valorização da língua, identidade e cultura surda com suas propostas pedagógicas, com avanços na educação de alunos surdos com respeito às suas singularidades e diversidade cultural.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Educação de alunos surdos; Programa de Bilinguismo.

 

Abstract

This article deals with the Bilingualism Program for deaf students implemented in municipal schools in Niterói, emphasizing the pedagogical structures of the Specialized Educational Assistance (AEE), developed in the light of the Critical Theory of Society, with the objective of characterizing the political structure, the organization of education of deaf students and the pedagogical strategies adopted in the AEE to support inclusive education. Observations were carried out in schools; document analysis; application of questionnaires; semi-structured interviews. The results revealed the teaching system of Niterói with pedagogical organization divergent from the MEC, which did not prevent the structuring of bilingual education with appreciation of the deaf language, identity and culture with its pedagogical proposals, with advances in the education of deaf students with respect to their singularities and cultural diversity.

Keywords: Specialized Educational Assistance Education of deaf students; Bilingualism Program.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Prado, INES

Professora Adjunta do Ensino Superior do Instituto Nacional de educação de surdos (INES). Docente do Departamento de Ensino Superior DESU/INES da faculdade de pedagogia, atualmente diretora do Departamento de Ensino Superior DESU/INES. Professora permanente do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do grupo de pesquisa (INES) Educação bilíngue, alfabetização e letramento visual. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7218-2323. E-mail: rosanaprado.ines@gmail.com

 

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito’. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos (UFF). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4751-4861. E-mail: valdeluciaalvescosta@id.uff.br

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 107
  • pdf downloads: 47

Como Citar

PRADO, R.; ALVES DA COSTA, V. Inclusão, práticas pedagógicas e educação de alunos surdos: Atendimento Educacional Especializado no Programa de Bilinguismo do município de Niterói/RJ: Inclusion, pedagogical practices and education of deaf students: Specialized Educational Assistance in the Bilingualism Program of the city of Niterói/RJ. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5933. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos