PNAIC, o ensino inclusivo e as práticas de alfabetização

PNAIC, inclusive education and literacy practices

Autores

Resumo

O texto em tela materializa parte da pesquisa que é pré-requisito para obtenção de título de pós-doutorado em educação. Com o objetivo de analisar as implicações da formação do PNAIC nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo em Xaxim/SC, sob o enfoque do método do materialismo histórico-dialético, se realiza o esforço de apreensão do objeto em sua totalidade (relações e contextos) e contradições (limites, desafios, possibilidades). Para o que, tomou-se como procedimento, a análise documental sobre planos de ensino/aula e a observação do desenvolvimento de tais planos em sala de aula com a presença de criança com deficiência intelectual e segunda professora. Os resultados possibilitam identificar que o contexto que marca a alfabetização brasileira identifica implicações nas práticas alfabetizadoras, as quais resultaram, em geral, em práticas simplistas, fragilizadas e excludentes.

Palavras-chave: PNAIC; Ensino Inclusivo; Práticas de alfabetização.

 

Abstract

The text on screen materializes part of the research that is a prerequisite for obtaining a postdoctoral degree in education. In order to analyze the implications of the formation of the PNAIC in literacy practices in inclusive education in Xaxim/SC, under the approach of the historical-dialectical materialism method, an effort is made to apprehend the object in its entirety (relations and contexts) and contradictions (limits, challenges, possibilities). For that, the document analysis on teaching/class plans and the observation of the development of such plans in the classroom with the presence of a child with intellectual disabilities and a second teacher was taken as a procedure. The results make it possible to identify that the context that marks Brazilian literacy identifies implications in literacy practices, which resulted, in general, in simplistic, fragile and excluding practices.

Keywords: PNAIC; Inclusive Education; Literacy practices.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos de Oliveira, UNOESC

Doutora em educação pela UEPG, professora do curso de Pedagogia e no PPGE da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus Chapecó (SC). E-mail: marineivamoro.oliveira@gmail.com marineiva.oliveira@unoesc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-0771.

Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em educação pela USP, professora no curso de Pedagogia e no PPGE da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (SC). E-mail: solangesol13@gmail.com solange.alves@uffs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5222-6066

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 69
  • pdf downloads: 48

Como Citar

MORO CAMPOS DE OLIVEIRA, M.; ALVES, S. M. PNAIC, o ensino inclusivo e as práticas de alfabetização: PNAIC, inclusive education and literacy practices. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5929. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos