Transtorno do Espectro Autista (TEA): adequação de atividades de matemática do 2º ano do ensino fundamental I

Autism Spectrum Disorder (ASD): adequacy of mathematics activities in the 2nd year of elementary school I

Autores

Resumo

Devido à necessidade de educar de forma inclusiva, este artigo apresenta uma possibilidade de preparação do ambiente escolar em um espaço focado na socialização e adequação do desenvolvimento intelectual de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresenta-se aqui as análises e adequações de atividades para um aluno com TEA buscando compreender as necessidades de aprendizagem do aluno com TEA. Como resultado, obteve-se o desenvolvimento e aplicação de quatro jogos matemáticos adaptados para o aluno, nos quais buscaram estimular o interesse e assimilação do conteúdo com fins de que o discente desenvolva suas habilidades e melhore seu desempenho em sua experiência escolar.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação inclusiva; Matemática.

 

Abstract

Due to the need to educate in an inclusive way, this article presents a possibility of preparing the school environment in a space focused on the socialization and adequacy of the intellectual development of a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This article presents the analyzes and adaptations of activities for a student with ASD, seeking to understand the learning needs of students with ASD. As a result, we obtained the development and application of four mathematical games adapted for the student, in which they sought to stimulate the interest and assimilation of the content for the student to develop his skills and improve his performance in his school experience.

Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Inclusive education; Math.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George de Santana Mori, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT/CUR) no Curso de Letras - Licenciatura Plena em Língua e Literaturas de Língua Inglesa. Graduando pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP), no curso de Letras. Pós Graduado pela Universidade Paulista - UNIP - no Curso de Formação de Professores para o Ensino Superior. Mestrando na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Mestrado em Letras - Campus Três Lagoas. E-mail: profgeorgesantana@gmail.com; Orcid: 0000-0001-6321-8670

Natália Dadario, FCE/UNESP

Doutoranda e Mestra em Agronegócio e Desenvolvimento – FCE/UNESP, Tupã-SP. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho – FEB/UNESP, Bauru, SP. Bacharel em Engenharia Ambiental – FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. Graduanda em Matemática – UNIVESP, Tupã, SP. E-mail: nataliadadario@gmail.com; Orcid: 0000-0002-5614-747X

Thamara Cristina Mendes de Oliveira, PPA/UEM

Doutoranda em Administração – PPA/UEM, Maringá, PR. Mestra em Agronegócio e Desenvolvimento – FCE/UNESP, Tupã, SP. Bacharela em Administração, FCE/UNESP, Tupã, SP. Graduanda em Pedagogia – UNIVESP, Tupã, SP. E-MAIL: thamara.cmoliveira@gmail.com; Orcid:  0000-0002-6084-0584

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • pdf downloads: 101

Como Citar

DE SANTANA MORI, G.; DADARIO, N.; MENDES DE OLIVEIRA, T. C. Transtorno do Espectro Autista (TEA): adequação de atividades de matemática do 2º ano do ensino fundamental I : Autism Spectrum Disorder (ASD): adequacy of mathematics activities in the 2nd year of elementary school I. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5927. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos