Educação profissional e tecnológica e a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil: uma revisão da literatura

Educación profesional y tecnológica e inclusión de personas con discapacidad en Brasil: una revisión de literatura

Autores

Resumo

O presente artigo discute a Educação Profissional e Tecnológica e a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil, a partir de uma revisão narrativa da literatura científica produzida nos últimos dez anos (2011-2021). A pesquisa foi realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e estrutura-se em duas etapas: (1) arcabouço teórico sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica sob a perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e (2) análise de teses e dissertações com o objetivo de compreender o que dizem as pesquisas sobre as políticas públicas de inclusão. Os resultados apontam que os estudos sobre a inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica se encontram em fase inicial de investigação e que poucas publicações relacionam-se à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação inclusiva; Pessoa com deficiência.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir la educación profesional y tecnológica y la inclusión de personas con discapacidad en Brasil. Para esa finalidad, se desarrolla una revisión narrativa de la literatura científica producida entre los años (2011-2021). La investigación fue realizada en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES). Con los siguientes descriptores: “educación profesional y tecnológica” y “persona con discapacidad”. Desarrollado en dos etapas: (1) marco teórico con bases conceptuales de la educación profesional y tecnológica considerando la perspectiva de inclusión de las personas con discapacidad, (2) análisis de tesis y disertaciones con el objetivo de identificar y comprenderlos. Considerando la temática de las políticas públicas, los resultados indican que los estudios sobre la inclusión de personas con discapacidad en la educación profesional y tecnológica están en etapa inicial de investigación. Sin embargo, los pocos estudios están relacionados con la Red Federal de educación profesional y tecnológica.

Palabras clave: Educación vocacional y tecnológica; Educación inclusiva; Personas con discapacidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Soares Júnior da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.  Mestre em Educação Profissional pelo IFSUL. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Palmas, Paraná, Brasil.

E-mail: antonio.silvajunior@ifpr.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8739-4265

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013. Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). É líder do Grupo do CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale). Vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL/UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011), além de ter ocupado assento no Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPPG), como também no Conselho Superior da Universidade (CONSU). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011).

E-mail: evertons@feevale.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6270-3196

Gabriel Grabowski, Universidade Feevale

Graduação em Filosofia, Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor pesquisador da Universidade Feevale, atuando no Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental (PGQA) e Mestrado em Psicologia. Membro da Diretoria do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e membro da Diretoria da AESUFOPE. Tem estudos e pesquisas sobre: Trabalho e Educação, Políticas Públicas em Educação, Financiamento da Educação Profissional, Programas de Educação Profissional, Formação de Professores, Ensino Médio e Juventudes.

E-mail: gabrielg@feevale.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2471-3940

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2026
  • pdf downloads: 645

Como Citar

SOARES JÚNIOR DA SILVA, A.; SANTOS, E. R.; GRABOWSKI, G. Educação profissional e tecnológica e a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil: uma revisão da literatura: Educación profesional y tecnológica e inclusión de personas con discapacidad en Brasil: una revisión de literatura. Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5923. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos