Reflexões acerca dos desafios e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado no âmbito do Instituto Federal do Paraná

Reflections on the challenges and possibilities of Specialized Educational Assistance within the scope of the Federal Institute of Paraná

Autores

Resumo

O texto discorre sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado, do Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas e as dificuldades e possibilidades a partir da experiência inicial do docente de educação especial em um Campus do Instituto Federal do Paraná. O objetivo é contribuir para fomentar a necessidade de ampliação da educação especial inclusiva, a fim de assegurar os direitos aos estudantes de acesso, permanência e êxito no âmbito educativo. Faz uma contextualização histórica da legislação de luta pela educação especial, explicitando o processo de conquista da contratação via concurso público de docentes para esse atendimento, e a partir de relatos de familiares apresenta o trabalho desenvolvido bem como a necessidade de ampliação da carga horária enquanto condição para a efetivação do preceito de inclusão defendido dentro da Instituição.

Palavras chave: Atendimento educacional especializado; Necessidades educacionais específicas; Formação docente.

 

Abrstract

The text discusses the organization of Specialized Educational Assistance, of the Service Center for people with specific educational needs and the difficulties and possibilities based on the initial experience of the special education teacher in a Campus of the Federal Institute of Paraná. The objective is to contribute to fostering the need to expand inclusive special education, in order to ensure students' rights to access, remain and succeed in their education. The text makes a historical contextualization of the legislation of struggle for special education, explaining the process of achieving contracting through public selection of teachers for this service, and based on reports from family members, it presents the work developed as well as the need to increase the workload as a condition for the realization of the precept of inclusion defended within the Institution.

Keywords: Specialized educational service; Specific educational needs; Teacher training.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Nunes Maciel Bastos, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Educação pelo Instituto Federal do Paraná (2020). Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus União da Vitória/PR. Email: eliana.bastos@ifpr.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4009-8762

 

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná

Pós Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – 2013/2014). Pós Doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Docente do Instituto Federal do Paraná. Email: sandra.urbanetz@ifpr.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0425-8538

 

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 79
  • pdf downloads: 56

Como Citar

BASTOS, E. N. M.; TEREZINHA URBANETZ, S. Reflexões acerca dos desafios e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado no âmbito do Instituto Federal do Paraná: Reflections on the challenges and possibilities of Specialized Educational Assistance within the scope of the Federal Institute of Paraná. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5916. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos