Comportamento Superdotado e a importância de indicadores para profissionais da educação: uma experiência no Colégio Naval

Gifted behavior and the importance of indicators at education professionals: an experience in the Naval School

Autores

Resumo

Indivíduo com comportamento superdotado (CS) é aquele que apresenta algum tipo de inteligência acima da média. Verificamos o tema no Colégio Naval, cuja seleção para o curso apresenta provas de matemática com alto nível de dificuldade para a faixa etária, o que sugere a possibilidade de participantes com CS lógico matemático. Com o intuito de ratificar o exposto, adaptamos questionários de nomeação por pares e indicação por docentes ao contexto do Colégio Naval e os aplicamos às turmas do 2º ano de 2018. Analisamos as perguntas de natureza lógico matemática, inter e intrapessoal. Os resultados mostram a presença de CS na área lógico matemática, mas também em outras inteligências. Indicam a importância de estimular todas as habilidades dos alunos, principalmente a inteligência interpessoal, auxiliando-os a serem futuros cidadãos com capacidade de solucionar problemas em prol da população.

Palavras-chave: Superdotados; Inteligência lógico-matemática; Inteligência inter e intrapessoal.

 

Abstract

An individual with gifted behavior (GB) is someone who exhibits some type of above-average intelligence. We examined the topic at the Colégio Naval, in which selection for the course includes mathematics tests with a high level of difficulty for the age group, suggesting the possibility of participants with logical-mathematical GB. In order to confirm the above, we adapted peer nomination and teacher recommendation questionnaires to the context of the Naval Academy and administered them to the Junior Year classes of 2018. We analyzed questions of a logical-mathematical, interpersonal, and intrapersonal nature. The results demonstrate the presence of GB in the logical-mathematical domain, but also in other intelligences. They indicate the importance of stimulating all students' abilities, especially interpersonal intelligence, helping them become future citizens capable of solving problems for the benefit of the population.

Keywords: Gifted; Logical-mathematical intelligence; Inter and intrapersonal intelligences.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellana da Conceição Peres, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019) com o tema: Lista de Indicadores para Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação no Colégio Naval - Orientadores: Fernanda Serpa Cardoso e Thiago Correa Lacerda. Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2004). Pós-Graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Fael. Possui experiência no Ensino de matemática para Fundamental I e II e Ensino Médio. Participou do Projeto Piloto sobre Ensino de Aritmética para Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, do Ensino Fundamental, com a Utilização de Metodologias Ativas, no Laboratório Escola de Inclusão (LAB-STEAM), do Instituto de Biologia da (UFF), em parceria com o Centro de Enriquecimento e Talentos e Altas Habilidades (CETAH) (2019). No período de 2014 a 2021 foi docente de Matemática para turmas de Ensino Médio no Colégio Naval como oficial temporária da Marinha do Brasil. Atualmente cursa Pós-graduação em Educação Financeira pela DSOP através da Universidade do Oeste Paulista e é professora da SEEDUC-N RJ para turmas de Ensino Médio e leciona para turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, no Colégio Nossa Senhora da Assunção- Niterói -Rio de Janeiro. E-mail: wellanapaula@gmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5838-5853

Thiago Correa Lacerda, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Tem experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade, trabalha com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. Já em Ensino, dedica-se a novas metodologias e práticas experimentais que permitam o melhor acesso do aluno às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. Atualmente, é professor de Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, onde atua no nível superior e em cursos técnicos de nível médio, e está credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) da Universidade Federal Fluminense com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes e altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais. E-mail: thiago.lacerda@ifrj.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2935-3657

 

Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992), especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007). Atualmente, é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense professora titular da disciplina Biologia do Colégio Salesiano Santa Rosa. É ainda coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados da UFF- DIECI, em parceria com o CMPDI e a Escola de Inclusão. Membro do grupo Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências (DIECI), atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso, principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de ciências/biologia; divulgação científica; ensino de biologia em direitos humanos. E-mail: fernandalabiomol@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3806-1725

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 149
  • pdf downloads: 45

Como Citar

DA CONCEIÇÃO PERES, W.; LACERDA, T. C.; SERPA CARDOSO, F. Comportamento Superdotado e a importância de indicadores para profissionais da educação: uma experiência no Colégio Naval: Gifted behavior and the importance of indicators at education professionals: an experience in the Naval School. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5894. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos