Comportamento Superdotado e a importância de indicadores para profissionais da educação: uma experiência no Colégio Naval
Gifted behavior and the importance of indicators at education professionals: an experience in the Naval School
Resumo
Indivíduo com comportamento superdotado (CS) é aquele que apresenta algum tipo de inteligência acima da média. Verificamos o tema no Colégio Naval, cuja seleção para o curso apresenta provas de matemática com alto nível de dificuldade para a faixa etária, o que sugere a possibilidade de participantes com CS lógico matemático. Com o intuito de ratificar o exposto, adaptamos questionários de nomeação por pares e indicação por docentes ao contexto do Colégio Naval e os aplicamos às turmas do 2º ano de 2018. Analisamos as perguntas de natureza lógico matemática, inter e intrapessoal. Os resultados mostram a presença de CS na área lógico matemática, mas também em outras inteligências. Indicam a importância de estimular todas as habilidades dos alunos, principalmente a inteligência interpessoal, auxiliando-os a serem futuros cidadãos com capacidade de solucionar problemas em prol da população.
Palavras-chave: Superdotados; Inteligência lógico-matemática; Inteligência inter e intrapessoal.
Abstract
An individual with gifted behavior (GB) is someone who exhibits some type of above-average intelligence. We examined the topic at the Colégio Naval, in which selection for the course includes mathematics tests with a high level of difficulty for the age group, suggesting the possibility of participants with logical-mathematical GB. In order to confirm the above, we adapted peer nomination and teacher recommendation questionnaires to the context of the Naval Academy and administered them to the Junior Year classes of 2018. We analyzed questions of a logical-mathematical, interpersonal, and intrapersonal nature. The results demonstrate the presence of GB in the logical-mathematical domain, but also in other intelligences. They indicate the importance of stimulating all students' abilities, especially interpersonal intelligence, helping them become future citizens capable of solving problems for the benefit of the population.
Keywords: Gifted; Logical-mathematical intelligence; Inter and intrapersonal intelligences.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 152
- pdf downloads: 46