O ensino da Matemática para surdos no espaço do Atendimento Educacional Especializado

Teaching Mathematics for Deaf students within Specialized Educational Assistance

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender o espaço ocupado pelos conteúdos de Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes surdos, a partir da análise da produção acadêmica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2010 e 2022. Apresentam-se os conceitos de surdez e de AEE bem como os três momentos didático-pedagógicos que o docente precisa desenvolver no AEE com o surdo. A metodologia utilizada refere-se ao Estado do Conhecimento, utilizando como termos de busca “Atendimento Educacional Especializado (AEE)” + “Surdo” + “Matemática”. Após análise, foram selecionados apenas quatro trabalhos, sendo somente dois que, de fato, abordam o ensino de Matemática num espaço de AEE. Como resultados, destaca-se que o campo precisa de mais pesquisas envolvendo o AEE para surdos e a Matemática, além de evidenciar que o ensino da disciplina deve explorar a visualidade, fundamental para a aprendizagem do surdo.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Matemática; Educação de Surdos.

 

 

Abstract

This article has the objective of comprehending how is the approach given to the content of Mathematics within the Specialized Educational Assistance (AEE) of Deaf students, concerning the analysis of academic productions on BDTD (Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations) between 2010 and 2022. We present the concepts of Deafness and AEE, as well as three didactic-pedagogical moments that professors working on AEE ought to develop with Deaf students. Our methodology is related to the State of Knowledge, using, for example, the following terms in our search: “Specialized Educational Assistance/AEE” + “Deaf” + “Mathematics”. After the analysis, four works were selected, and among them, only two approached the teaching of Mathematics in an AEE context. As our results, we highlight that the field needs more research concerning AEE for Deaf students and Mathematics, and we also highlight that the teaching of Mathematics ought to explore visuality, a fundamental element for Deaf people’s learning process.

Keywords: Specialized Educational Assistance; Mathematics; Deaf Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, UFPel

Doutora em Educação (UFPel); mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS); especialista em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Educação – ênfase na Educação de Surdos e Matemática e Linguagem, todos pela UFPel; licenciada em Matemática (UFPel). É professora associada do DEMAT/IFM/UFPel. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância e é docente do PPGEMAT/UFPel. Participa do Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais (GEEMAI/UFPel). Coordena o MathLibras. Foi vice-diretora do IFM e coordenadora do PPGEMAT. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6015-1546. E-mail: thaisclmd2@gmail.com.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), mestre em Educação (UERJ), licenciada em Educação Especial (UFSM). É professora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0586-349X.

E-mail: tblebedeff@gmail.com.

 

Heniane Passos Aleixo, Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub

Pedagoga (UFPel), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Complexo Educação Superior de SC); Educação – ênfase na Educação de Surdos (UFPel); Neurociência do Desenvolvimento e Excelência Humana (Universidade LaSalle) e Serviço de Atendimento Educacional Especializado (UFPel). Mestre em Educação Matemática (UFPel). Docente na Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub, atual coordenadora do Centro Integrado de Atendimento Educacional. Atua com a Estimulação Sensorial de crianças com surdocegueira congênita. É tradutora intérprete de Libras, guia intérprete e instrutora mediadora. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5620-6356. E-mail: henianea@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • pdf downloads: 27

Como Citar

PHILIPSEN GRUTZMANN, T.; BOLIVAR LEBEDEFF, T.; PASSOS ALEIXO, H. O ensino da Matemática para surdos no espaço do Atendimento Educacional Especializado: Teaching Mathematics for Deaf students within Specialized Educational Assistance. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5884. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos