Saberes, sabores e (dis)sabores da inclusão: a experiência de sensibilização para a construção de práticas pedagógicas acessíveis

Saberes, sabores y (de)sabores de la inclusión: la experiencia de sensibilización para la construcción de prácticas pedagógicas accesibles

Autores

Resumo

O texto retrata experiências vivenciadas no cenário da rede federal de ensino, em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A abordagem teórico-prática revela as movimentações produzidas nas práticas educativas impactadas pelas ações da equipe de educadores que têm dedicado seus esforços em divulgar informações, promover diálogos, capacitações e atividades que contribuam para romper com a invisibilização das barreiras e, por meio da sensibilização, colaborar para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas nos diferentes níveis de ensino a que se destinam os institutos federais (IFs), seguindo a perspectiva da educação inclusiva.    

Palavras-chave: Educação inclusiva; Práticas pedagógicas inclusivas; Colaborativade.

 

Resumen

Este artículo trae experiencias vivenciales en el escenario de la red federal de enseñanza, en un campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande del Sur (IFRS). El abordaje teórico-práctico muestra los movimientos producidos en las prácticas educativas impactadas por acciones del equipo de educadores que han dedicado sus esfuerzos a divulgar informaciones, promover diálogos, capacitaciones y actividades que contribuyan para romper con la invisibilización de las barreras y, a través de la sensibilización, contribuir para la construcción de prácticas pedagógicas más accesibles e inclusivas en distintos niveles de enseñanza a que se destinan los institutos federales (IFs) de acuerdo con su perspectiva de educación.

Palabras-clave: educación inclusiva; prácticas pedagógicas inclusivas; colaboratividad.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diolinda Franciele Winterhalter, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Especialista em Gestão Educacional - UFSM (2014). Mestre em Educação - UFSM (2015). Acadêmica no Curso de Pós-Graduação lato sensu Educação Especial e Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE) (UCS 2022/2023). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desde 2016. Coordena as atividades no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e no Programa de Ensino Capacitação, Acessibilidade e Inclusão em Colaboratividade (CAIC), sendo as atividades desenvolvidas no Campus Feliz do IFRS.

E-mail: franciele.winterhalter@feliz.ifrs.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4917- 0855

Andrea Monzón, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela UNICAMP, Mestrado em Linguística pela UFSCar e Doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRGS. Desde 2010, é professora efetiva de Inglês e Português no IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Campus Feliz. Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão e é docente na área de Letras. É líder e membro do grupo de pesquisa CELinA (Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes). Tem especial interesse por estudos em: ensino-aprendizagem de línguas, ciências do léxico, letramento(s), educação inclusiva e formação docente.    E-mail: andrea.monzon@feliz.ifrs.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2265-2985

 

Natalia Branchi de Oliveira, Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz. Atua como estagiária no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e participa como colaboradora do Programa de Ensino Capacitação, Acessibilidade e Inclusão em Colaboratividade (CAIC). E-mail: natalia.branchi@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1679-7400

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 61
  • pdf downloads: 28

Como Citar

WINTERHALTER, D. F.; MONZÓN, A.; BRANCHI DE OLIVEIRA, N. Saberes, sabores e (dis)sabores da inclusão: a experiência de sensibilização para a construção de práticas pedagógicas acessíveis: Saberes, sabores y (de)sabores de la inclusión: la experiencia de sensibilización para la construcción de prácticas pedagógicas accesibles . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5873. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos