A articulação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades

Pedagogical articulation in Specialized Educational Assistance: challenges and possibilities

Autores

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a organização das práticas pedagógicas em educação especial na Rede Estadual de Ensino de Santa Maria/RS.  Para isso, foi necessário analisar a existência de articulação e colaboração entre ensino comum e educação especial. Como fundamentos, tem-se base epistemológica no Pensamento Sistêmico e foi construído com inspiração metodológica na Cartografia. Foram realizadas entrevistas com 26 professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado, bem como, foram considerados momentos de diálogo e reflexão. As práticas pedagógicas na área têm ênfase ao atendimento individual, configuradas em um viés clínico, frequentemente no mesmo turno de escolarização. Observou-se que a articulação entre educação especial e ensino comum é frágil, caracterizada por conversas informais, ênfase à adaptação de materiais, sem momentos destinados ao planejamento.

Palavras-chave: Educação Especial; Práticas Pedagógicas; Articulação Pedagógica.

 

Abstract 

The objective of this study was to know the organization of pedagogical practices in special education in the State Education Network of Santa Maria/RS, by analyzing the existence of articulation and collaboration between regular education and special education. It has a theoretical and epistemological basis in Systems Thinking and it was built with a methodological inspiration in Cartography. Interviews were conducted with 26 teachers who work in the Specialized Educational Assistance, as well as moments of dialogue and reflection. Pedagogical practices in the area have an emphasis on individual assistance, set in a clinical approach, often in the same schooling shift. The articulation between special education and regular education is fragile, characterized by informal conversations, with emphasis on adapting materials, without moments dedicated to planning.

Keywords: Special Education; Pedagogical practices; Pedagogical Articulation.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiandra Pavanello da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Mestra e Doutora em Educação na Linha de Pesquisa - Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão – NUEPEI/UFSM. E-mail: maiandra.pavanello@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2918-3536 .

 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão - NUEPEI/UFSM. E-mail: fabianebridi@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8727-851X .

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 122
  • pdf downloads: 63

Como Citar

PAVANELLO DA ROSA, M.; ROMANO DE SOUZA BRIDI, F. A articulação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades: Pedagogical articulation in Specialized Educational Assistance: challenges and possibilities. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5869. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos