Inclusão escolar e formação continuada de profissionais da educação: as contribuições de Jürgen Habermas na constituição de espaço discursivo

School Inclusion and Continuing Education of Education Professionals: the contributions of Jürgen Habermas in the constitution of discursive space

Autores

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a constituição do currículo de formação continuada para profissionais da educação diante da inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Fundamenta-se nos pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Utiliza a metodologia do estudo de caso e, como instrumentos de produção de dados, a análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Tem como campo a Rede Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim/ES e como participantes professores regentes, professores de atendimento escolar especializado, diretores, pedagogos, cuidadores e gestores municipais de Educação Especial. A análise dos dados se constitui com base nos pressupostos habermasianos. Os resultados evidenciam a necessidade de diálogo entre gestão municipal e escola, objetivando uma formação continuada pensada a partir das demandas da escola.

Palavras-chave: Formação continuada; Educação Especial; Espaço discursivo.

 

Abstract

This article aims to problematize the constitution of the continuing education curriculum for education professionals given the inclusion of students who are the target audience of Special Education. It is based on the assumptions of Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action. It uses the case study methodology and, as data production instruments, document analysis, semi-structured interviews, and focus groups. Its field is the Municipal Education Network of Cachoeiro de Itapemirim/ES and participants are regent teachers, specialized school service teachers, directors, pedagogues, caregivers, and municipal managers of Special Education. Data analysis based on Habermasian assumptions. The results show the need for dialogue between the municipal management and the school, aiming at a continuing education designed based on the demands of the school.

Keywords: Continuing Education; Special Education; Discursive Space.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Lima de Almeida, UFES

Doutora em Educação com Pós-doutorado em Educação Especial. Professora Associada do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do grupo de pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7092-2583. E-mail: mlalmeida.ufes@gmail.com

 

Damila Soares de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEEDUC/UFES/Alegre-ES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), Pós-graduanda em Educação Infantil e Séries Iniciais na FATESF (Faculdade de Tecnologia São Francisco). Membro do grupo de pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4788-0098. E-mail: damila_soares@hotmail.com.

Bárbara Rebecca Baumgartem França, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES/Vitória-ES). Graduada em História - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018), Pós-graduação Lato sensu em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulistana (2018). Membro do grupo de pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1023-3505. E-mail: barbarabrbf@gmail.com.

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • pdf downloads: 51

Como Citar

LIMA DE ALMEIDA, M.; CARVALHO, D. S. de; FRANÇA, B. R. B. Inclusão escolar e formação continuada de profissionais da educação: as contribuições de Jürgen Habermas na constituição de espaço discursivo: School Inclusion and Continuing Education of Education Professionals: the contributions of Jürgen Habermas in the constitution of discursive space. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5868. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos