A Matemática e a Orientação e Mobilidade: aproximação dos conceitos na locomoção das pessoas cegas

Matematics and orientation and mobility: approximations of concepts in the locomotion of blind people

Autores

Resumo

O estudo objetiva discutir o ensino de conceitos matemáticos necessários para práticas de orientação e mobilidade da pessoa cega.  Fundamentado na teoria de Galperin, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, faz uso do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Participaram dois estudantes cegos que frequentavam o atendimento especializado na área da deficiência visual em um município do interior do estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, registros diários das aulas de Orientação e Mobilidade (OM) e registros fotográficos  e examinados pela análise da conversação. Os resultados apontam lacunas no processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos utilizados na prática de OM e revelam a importância de serem ensinados com fundamentação na teoria de Galperin referente ao ensino de conceitos por meio de etapas.

Palavras-chave: Orientação e Mobilidade; Ensino de Matemática; Teoria de Galperin.

 

Abstract

The study aims to discuss the teaching of mathematical concepts necessary for orientation practices and mobility of the blind person. Based on Galperin's theory, with an applied nature and a qualitative approach, it makes use of the case study as a research strategy. Participants were two blind students who attended specialized care in the area of visual impairment in a city in the interior of the state of Paraná. Data were collected through semi-structured interviews, daily records of Orientation and Mobility (OM) classes and photographic records and examined by conversation analysis. The results point to gaps in the learning process of mathematical concepts used in the practice of OM and reveal the importance of being taught based on Galperin's theory regarding the teaching of concepts through stages.

Keywords: Orientation and Mobility; Math Teaching; Galperin’s Theory.

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Biografia do Autor

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Centro Universitário Guairacá - Uniguairacá

Graduada em Licenciatura em Matemática. Mestre e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Centro Universitário Guairacá - UniGuairacá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente do Centro de Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Visual, Guarapuava, Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa 'O ensino e inclusão de Pessoas com Deficiência'.

E-mail: lucia.virginia@uniguairaca.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6474-0927

Eliziane de Fátima Alvaristo, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Docente no Departamento de Pedagogia (UNICENTRO) e docente de Atendimento Educacional Especializado (SEMEC). Integrante do Grupo de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais - GEEaDTD e Integrante do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia - LECET pela (UNICENTRO).

E-mail: elizianealvaristo@unicentro.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1549-4176

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas e em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste paulista – UNOESTE e da UEM. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Letramento e membro de: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), Ensino e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e Interação e Escrita.

E-mail: emshmazaki@uem.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2225-5667

 

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; ALVARISTO, E. de F.; SHIMAZAKI, E. M. A Matemática e a Orientação e Mobilidade: aproximação dos conceitos na locomoção das pessoas cegas: Matematics and orientation and mobility: approximations of concepts in the locomotion of blind people . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5860. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos