O que é ser dois professores do atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades ou superdotação: compreensões e imersões
What is it like to be two teachers of specialized educational assistance to students with high abilities or giftedness: understandings and immersions
Resumo
Este artigo possui como objetivo a apresentação do que é ser dois professores do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação. Utiliza a fenomenologia como método de pesquisa. Seus instrumentos para coleta de dados foram o diário de campo e entrevistas. Como resultados e discussões indica que dentro das práticas dos profissionais o inusitado estimulou situações de desconforto e/ou orientou percursos para sua atuação. Em suas considerações finais indica que seus resultados não pretendem ser generalistas, mas apresentar a realidade dentro de recorte micro espacial do que é ser dois professores de alunos altamente talentosos.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Altas habilidades ou superdotação; Fenomenologia.
Abstract
This article aims to present what it is like to be two teachers of Specialized Educational Services in High Abilities or Giftedness. It uses phenomenology as a research method. Its instruments for data collection were the field diary and interviews. As results and discussions indicates that within the professionals’ practices, the unusual stimulated situations of discomfort and/or guided paths for their performance. In its final considerations, it indicates that its results are not intended to be generalists, but to present the reality within a micro-spatial cut of what is like to be two teachers of highly talented students.
Keywords: Specialized Educational Assistance; High Abilities or Giftedness; Phenomenology.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 91
- pdf downloads: 78