O que é ser dois professores do atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades ou superdotação: compreensões e imersões

What is it like to be two teachers of specialized educational assistance to students with high abilities or giftedness: understandings and immersions

Autores

Resumo

Este artigo possui como objetivo a apresentação do que é ser dois professores do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação. Utiliza a fenomenologia como método de pesquisa. Seus instrumentos para coleta de dados foram o diário de campo e entrevistas. Como resultados e discussões indica que dentro das práticas dos profissionais o inusitado estimulou situações de desconforto e/ou orientou percursos para sua atuação. Em suas considerações finais indica que seus resultados não pretendem ser generalistas, mas apresentar a realidade dentro de recorte micro espacial do que é ser dois professores de alunos altamente talentosos.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Altas habilidades ou superdotação; Fenomenologia.

 

Abstract

This article aims to present what it is like to be two teachers of Specialized Educational Services in High Abilities or Giftedness. It uses phenomenology as a research method. Its instruments for data collection were the field diary and interviews. As results and discussions indicates that within the professionals’ practices, the unusual stimulated situations of discomfort and/or guided paths for their performance. In its final considerations, it indicates that its results are not intended to be generalists, but to present the reality within a micro-spatial cut of what is like to be two teachers of highly talented students.

Keywords: Specialized Educational Assistance; High Abilities or Giftedness; Phenomenology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

É fenomenólogo. Pós-Doutorado em educação. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia a Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Email: vitor.gomes@ufes.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3388-1054

 

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo. Pós-doutorado em educação. Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação- Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia a Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Email: hiranpinel@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8540-6653

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 67

Como Citar

GOMES, V.; PINEL, H. O que é ser dois professores do atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades ou superdotação: compreensões e imersões: What is it like to be two teachers of specialized educational assistance to students with high abilities or giftedness: understandings and immersions . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5852. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos