Formação inicial de professores de Educação Física numa perspectiva inclusiva: uma análise documental

Initial Physical Education teacher education on an inclusive perspective: a documentary analysis

Autores

Resumo

O presente estudo se propôs a investigar as políticas públicas que subsidiaram o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, com foco na análise da matriz curricular e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito inclusivo. Para isso, realizamos uma pesquisa nos documentos legais, matrizes curriculares e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Os resultados evidenciam que apesar do Brasil ter avançado no âmbito da formação inicial numa perspectiva inclusiva, ainda existem desafios que precisam ser superados para o atendimento dos alunos com deficiência. No âmbito da instituição investigada, consta-se que ela segue as orientações legais relacionadas à formação de professores refere à temática, com ênfase nas dimensões vinculadas a criação de culturas inclusivas e a orquestração das práticas inclusivas.

Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; Inclusão. 

 

Abstract

This work aims to investigate the public policies that subsidize the Physical Education curriculum of the University of Espírito Santo, with focus on the curriculum analysis and the teaching, research, and extension projects within the inclusive perspective. The instrument used to collect the data was documentary research conducted in the legal and curricular documents. The results emphasizes that, although Brazil has advanced in the field of initial teaching education on a inclusive perspective, there are still challenges that need to be overcome to serve students with disabilities. Within the scope of the investigated institution, it appears that it follows the legal guidelines related to teacher education with reference to the theme, with emphasis on dimensions linked to the creation of inclusive cultures and the orchestration of inclusive practices.

Keywords:  Initial teaching education; Physical Education; Inclusion.

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Biografia do Autor

Daniela Lima Bonfat, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Inclusão (NEPEFI). E-mail: daniela_bonfat@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8049-6111

 

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: mgracasilvasa@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3460-7268

 

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

LIMA BONFAT, D.; DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ, M. Formação inicial de professores de Educação Física numa perspectiva inclusiva: uma análise documental: Initial Physical Education teacher education on an inclusive perspective: a documentary analysis. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5841. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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Artigos