Percursos da formação docente continuada em altas habilidades/superdotação na prática educativa: alcances e desafios

Pathways of continuing teacher education in high abilities/giftedness in educational practice: reaches and challenges

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os possíveis impactos da formação continuada em altas habilidades/superdotação, na prática educativa de professores do ensino regular. Participaram da pesquisa quatro professoras atuantes no ensino regular e com formação continuada em educação especial em altas habilidades/superdotação, ofertada pelo Programa REDEFOR. Para a coleta dos dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado de entrevista, enquanto os dados encontrados foram analisados conforme o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicaram uma contribuição parcial da formação continuada, na habilidade em refletir e sensibilizar-se com o campo das altas habilidades/superdotação. Complementar a isso, destaca-se a ínfima presença dos alunos superdotados identificados nas escolas e a inexistência de salas de atendimento especializado ao superdotado.

Palavras-chave: Altas Habilidades; Superdotação; Formação Continuada; Prática Educativa.

 

Abstract

The objective of this research was to analyze the possible impacts of continuing education in High Abilities/Giftedness, in the educational practice of regular school teachers. Four teachers working in regular education and with continuing education in special education/high abilities/giftedness, offered by the REDEFOR Program, participated in the research. For data collection and analysis, a semi-structured interview script was used for data collection, while the data found were analyzed according to the method of Discourse of the Collective Subject. The results indicated a partial contribution of continuing education, in the ability to reflect and be aware of the field of high abilities/giftedness. In addition to this, there is a small presence of gifted students identified in schools and the lack of specialized service rooms for the gifted.

Keywords: High Abilities; Giftedness; Continuing Training; Educational Practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinne Gonzalez Andrioni, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP, Bauru/SP). Especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP). Integrante de dois Grupos de Pesquisa: A inclusão de pessoas com deficiência, PDG/TEA, superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e; do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS). Psicóloga do Projeto de Extensão Universitária RAIS - Rede de Atendimento Integral ao Superdotado. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1285-106X.  Email: francinneandrioni@gmail.com.

 

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Graduada em Matemática pela UNESP. Mestra em Matemática Aplicada pela UNESP. Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Pós-Doutorada em Altas Habilidades/Superdotação pela Purdue University/EUA. Especialização em educação especial e inclusão pela UNOPAR. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde (FAMERP). CEO do Projeto de Extensão Universitária RAIS - Rede de Atendimento Integral ao Superdotado.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402. Email: carina.rondini@unesp.br

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 66
  • pdf downloads: 50

Como Citar

GONZALEZ ANDRIONI, F.; ALEXANDRA RONDINI, C. Percursos da formação docente continuada em altas habilidades/superdotação na prática educativa: alcances e desafios: Pathways of continuing teacher education in high abilities/giftedness in educational practice: reaches and challenges. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5814. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos