Inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: para além dos documentos?

School inclusion in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia: beyond documents?

Autores

  • Eliane Mahl elianemahl@gmail.com
    IF Baiano

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre como tem sido abordada a perspectiva da inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) localizado no estado da Bahia. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram diários de campo e formulário virtual direcionado aos gestores de cada campus e, também foi analisada a Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano. Os resultados apontaram que o IF Baiano tem procurado assumir a superação da lógica da exclusão por meio da criação de núcleos e serviços ofertados por profissionais que atuem diretamente com a diversidade, porém existe ainda um distanciamento entre o idealizado, sobretudo nas políticas e documentos, e o realizado nas práticas de atuação em cada campus, uma vez que permanecem déficits na efetivação da inclusão pautado na incorporação da acessibilidade arquitetônica, metodológica, instrumental, programática, comunicacional e atitudinal no cotidiano das práticas escolares.

Palavras-chave: IF Baiano; Inclusão Escolar; Análise Documental.

 

Abstract

The article aims to present an experience report on how the perspective of school inclusion has been approached at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IF Baiano) located in the state of Bahia. The instruments used for data collection were field diaries and a virtual form directed to the managers of each campus and the Diversity and Inclusion Policy of the IF Baiano was also analyzed. The results showed that the IF Baiano has sought to overcome the logic of exclusion through the creation of centers and services offered by professionals who work directly with diversity, but there is still a gap between the idealized, especially in policies and documents, and what was carried out in the performance practices on each campus, since deficits remain in the effectiveness of inclusion based on the incorporation of architectural, methodological, instrumental, programmatic, communicational and attitudinal accessibility in the daily life of school practices.

Keywords: IF Baiano; School inclusion; Document Analysis

 

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Biografia do Autor

Eliane Mahl, IF Baiano

Doutorado e mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); especialização em Educação Física; especialização em Educação Inclusiva; licenciatura e bacharelado em Educação Física; licenciatura em Pedagogia; técnico profissionalizante em Magistério. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico em Atendimento Educacional Especializado (AEE), atual Coordenadora de Assuntos Educacionais Estudantis (CAE) e ex coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne – 2019 a 2022) do Instituto Federal Baiano, Campus Alagoinhas. Professora há 21 anos, com experiência na docência em todas as etapas da educação básica e superior, bem como em instituições especializadas no atendimento às pessoas com deficiências e transtorno do espectro autista. Responsável por ações envolvendo Tutoria por Pares, Ensino Colaborativo, Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), Adaptações Curriculares, Planejamento Educacional Individualizado (PEI). E-mail: eliane.mahl@ifbaiano.edu.br. Orcid: 0000-0003-1518-998

 

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Publicado

07/02/2023
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Como Citar

MAHL, E. Inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: para além dos documentos? School inclusion in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia: beyond documents?. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5799. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas