Inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: para além dos documentos?
School inclusion in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia: beyond documents?
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre como tem sido abordada a perspectiva da inclusão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) localizado no estado da Bahia. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram diários de campo e formulário virtual direcionado aos gestores de cada campus e, também foi analisada a Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano. Os resultados apontaram que o IF Baiano tem procurado assumir a superação da lógica da exclusão por meio da criação de núcleos e serviços ofertados por profissionais que atuem diretamente com a diversidade, porém existe ainda um distanciamento entre o idealizado, sobretudo nas políticas e documentos, e o realizado nas práticas de atuação em cada campus, uma vez que permanecem déficits na efetivação da inclusão pautado na incorporação da acessibilidade arquitetônica, metodológica, instrumental, programática, comunicacional e atitudinal no cotidiano das práticas escolares.
Palavras-chave: IF Baiano; Inclusão Escolar; Análise Documental.
Abstract
The article aims to present an experience report on how the perspective of school inclusion has been approached at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IF Baiano) located in the state of Bahia. The instruments used for data collection were field diaries and a virtual form directed to the managers of each campus and the Diversity and Inclusion Policy of the IF Baiano was also analyzed. The results showed that the IF Baiano has sought to overcome the logic of exclusion through the creation of centers and services offered by professionals who work directly with diversity, but there is still a gap between the idealized, especially in policies and documents, and what was carried out in the performance practices on each campus, since deficits remain in the effectiveness of inclusion based on the incorporation of architectural, methodological, instrumental, programmatic, communicational and attitudinal accessibility in the daily life of school practices.
Keywords: IF Baiano; School inclusion; Document Analysis
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