Transtorno do neurodesenvolvimento e o ensino da Matemática: aspectos acerca do uso das tecnologias digitais para uma educação inclusiva

Neurodevelopmental disorder and the teaching of Mathematics: aspects related to the use of digital technologies for an inclusive education

Autores

Resumo

O uso das tecnologias digitais vem auxiliar o contexto escolar nos mais diversos níveis de ensino, tanto para o ensino regular, quanto para o da Educação Especial, podendo favorecer uma Educação Inclusiva, principalmente no âmbito do Atendimento Educacional Especializado. Nesse sentido, gerou-se a seguinte problemática: Quais tecnologias estão sendo utilizadas para o ensino da Matemática em contextos educacionais para alunos com Transtorno do Neurodesenvolvimento? O encaminhamento para esta pesquisa foi o mapeamento sistemático. A plataforma utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT. Como resultados, observaram-se poucos trabalhos que abordassem a temática do uso das tecnologias para o ensino de matemática para alunos com transtorno do neurodesenvolvimento, gerando 0,48% dos dados mapeados.

Palavras-chave: Transtorno do Neurodesenvolvimento; Educação Inclusiva. Matemática.

 

Abstract

The use of digital technologies has been helping the school context in several levels of education, both for regular and special education. It may favor an Inclusive Education, especially in Specialized Educational Attendance. In this sense, it was generated the following problem: Which technologies are being used to teach Mathematics in educational contexts for students with neurodevelopmental disorders? The approach for this research was systematic mapping. The platform used was the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology. As a result, it was observed that few works addressed the use of technologies for teaching Mathematics to students with neurodevelopmental disorders, generating 0.48% of the mapped data.

Keywords: Neurodevelopmental disorder; Inclusive Education; Mathematics.

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Biografia do Autor

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio. Pós-doutorando em Educação pela UNIVALI e Doutor em Computação pela PUCPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6154-3266. E-mail: joaocoelho@uenp.edu.br.

Thainara Medeiros de Almeida

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1284-5524.

E-mail: thaicom38@gmail.com.

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. Doutora em Educação pela UNIVALI. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8960-6006. E-mail: adriana.alves@univali.br.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

COELHO NETO, J.; MEDEIROS DE ALMEIDA, T.; GOMES ALVES, A. Transtorno do neurodesenvolvimento e o ensino da Matemática: aspectos acerca do uso das tecnologias digitais para uma educação inclusiva: Neurodevelopmental disorder and the teaching of Mathematics: aspects related to the use of digital technologies for an inclusive education. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5789. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos