Racionalidade orientadora da formação, atuação e saberes docentes

Guiding rationality of training, performance and teaching knowledge

Autores

Resumo

Reflete-se sobre formação e saberes como mobilizadores de docentes que se fazem   sujeitos de uma práxis de superação de limites da racionalidade técnica vigente. Tal superação exige a valorização de experiências, vivências e saberes dos sujeitos. Revisita-se o tema, em razão da presença atual dessa racionalidade na formação. A pesquisa fez análise de conteúdos textuais para mostrar a necessidade de a ação docente se pautar numa apropriação crítica, criativa, situada e dialética de saberes formadores, a fim de evitar atitudes dogmáticas e alienantes que têm o potencial de brutalizar educadores e educandos, assujeitando-os aos interesses produtivos e reprodutivos do capital em detrimento de uma formação crítica e integral que distingue meios e fins, colocando, desse modo, tal racionalidade no seu devido lugar, o de servir ao projeto de humanização.     

Palavras-chave: Formação; Saberes docentes; Práxis do Educador.

 

 

Abstract

This paper reflects on training and knowledge as mobilizers of teachers who become subjects of a praxis to overcome the limits of the current technical rationality. Such overcoming demands the valorization of the subjects' experiences, life experiences, and knowledge. The theme is revisited, due to the current presence of this rationality in education. The research made an analysis of textual content to show the need for the teaching action to be based on a critical, creative, situated and dialectical appropriation of formative knowledge, in order to avoid dogmatic and alienating attitudes that have the potential to brutalize educators and students, subjecting them to the productive and reproductive interests of capital to the detriment of a critical and integral formation that distinguishes means and ends, thus placing such rationality in its proper place, that of serving the project of humanization.  

Keywords: Education; Teaching Knowledge; Educator's Praxis.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Moraes Cardoso Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UFPA. Mestra em Educação/PPGED/UFPA. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa/UFPA. Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação – PAIDEIA. E-mail: roselimoraes173@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7886-2768

Damião Bezerra Oliveira, Universidade federal do Pará

Docente permanente da Universidade Federal do Pará, Bacharelado e Licenciado Pleno em Filosofia, Especialista, mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UFPA. Líder do grupo de Estudo e Pesquisa Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação – PAIDEIA. E-mail: damião@ufpa.br e ORCID: https://orcid.org/0000-ooo2-8247-8803 

 

Downloads

Publicado

12/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 100
  • pdf downloads: 86

Como Citar

MORAES CARDOSO ALBUQUERQUE, R.; BEZERRA OLIVEIRA, D. Racionalidade orientadora da formação, atuação e saberes docentes: Guiding rationality of training, performance and teaching knowledge. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5780. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos