Racionalidade orientadora da formação, atuação e saberes docentes
Guiding rationality of training, performance and teaching knowledge
Resumo
Reflete-se sobre formação e saberes como mobilizadores de docentes que se fazem sujeitos de uma práxis de superação de limites da racionalidade técnica vigente. Tal superação exige a valorização de experiências, vivências e saberes dos sujeitos. Revisita-se o tema, em razão da presença atual dessa racionalidade na formação. A pesquisa fez análise de conteúdos textuais para mostrar a necessidade de a ação docente se pautar numa apropriação crítica, criativa, situada e dialética de saberes formadores, a fim de evitar atitudes dogmáticas e alienantes que têm o potencial de brutalizar educadores e educandos, assujeitando-os aos interesses produtivos e reprodutivos do capital em detrimento de uma formação crítica e integral que distingue meios e fins, colocando, desse modo, tal racionalidade no seu devido lugar, o de servir ao projeto de humanização.
Palavras-chave: Formação; Saberes docentes; Práxis do Educador.
Abstract
This paper reflects on training and knowledge as mobilizers of teachers who become subjects of a praxis to overcome the limits of the current technical rationality. Such overcoming demands the valorization of the subjects' experiences, life experiences, and knowledge. The theme is revisited, due to the current presence of this rationality in education. The research made an analysis of textual content to show the need for the teaching action to be based on a critical, creative, situated and dialectical appropriation of formative knowledge, in order to avoid dogmatic and alienating attitudes that have the potential to brutalize educators and students, subjecting them to the productive and reproductive interests of capital to the detriment of a critical and integral formation that distinguishes means and ends, thus placing such rationality in its proper place, that of serving the project of humanization.
Keywords: Education; Teaching Knowledge; Educator's Praxis.
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