Atividade laboratorial no ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual: possibilidades e adaptações

Laboratory activity in biology teaching for people with visual impairment: possibilities and adaptations

Autores

Resumo

Este estudo objetivou proporcionar acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual (DV) em espaços laboratórios de Biologia, utilizando recursos de Tecnologia Assistiva (TA) na execução de atividades práticas e, com isso, discutir sobre as possibilidades de adaptação e realização de aulas inclusivas nesses ambientes. A pesquisa de campo, participativa e de caráter qualitativo, foi realizada em três fases: a) visitação e observação dos ambientes; b) planejamento e execução de uma aula prática utilizando recursos de TA em um espaço laboratorial para DV; e c) realização de uma entrevista semiestruturada. Verificou-se que os ambientes laboratoriais, de fato, necessitam de maiores adequações, no que tange à acessibilidade. Por outro lado, as participantes apontaram que o uso de recursos de TA foi algo inovador e motivacional para o ensino e aprendizagem de Biologia nesses espaços, perspectivando um ensino no qual o aluno seja autônomo e se sinta motivado à própria aprendizagem.  

Palavras-chave:  Acessibilidade; Ensino inclusivo; Tecnologia Assistiva.

 

Abstract

The study aimed to provide accessibility for people with Visual Impairment (VI) in Biology laboratory spaces by using Assistive Technology (AT) resources in practical activities and, thus, to discuss the possibilities of adaptation and implementation of inclusive lessons in these environments. This is a participative, qualitative and field research study, conducted in three stages: a) visitation and observation of the environments; b) planning and execution of a practical lesson using AT resources in a laboratory space for VI; and c) conducting a semi-structured interview. It was found that laboratory environments, in fact, need greater adaptations in terms of accessibility. On the other hand, participants pointed out that the use of AT resources was something innovative and motivational for teaching and learning Biology in these environments, envisioning an education process where the students are autonomous and motivators of their own learning.

Keywords: Accessibility; Inclusive education; Assistive Technology.

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Biografia do Autor

Pâmela Cardoso Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. E-mail: pamelacarosonascimento@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4093-8007

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Abaetetuba

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor EBTT pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: natanaelcharles@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5261-3691

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

NASCIMENTO, P. C.; SILVA, N. C. da. Atividade laboratorial no ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual: possibilidades e adaptações: Laboratory activity in biology teaching for people with visual impairment: possibilities and adaptations. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5770. Acesso em: 4 dez. 2024.

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