As políticas de Alfabetização de Adultos no contexto pós–independência em Angola: uma análise de documentos legais

Las políticas de Alfabetización de Adultos en el contexto post-independencia en Angola: un análisis de los documentos legales

Autores

Resumo

O artigo objetiva situar elementos relativos às políticas públicas educativas voltadas para a educação e para os processos de alfabetização de adultos no contexto pós-independência angolano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem investigativa de cunho documental e de pesquisa bibliográfica, do tipo pesquisa exploratória com base nos documentos de políticas públicas educativas identificadas e de alguns conceitos de autores que se dedicam ao campo de estudo sobre políticas públicas educacionais. Como principais resultados, foi possível analisar o conjunto de documentos de políticas educativas em ação, assim como se identificam alguns avanços e problemas a serem enfrentados. Além disso, o estudo permite evidenciar de que apesar da intenção e das ações do governo angolano e da diminuição do analfabetismo e de se contar com dispositivos estratégicos voltados a assegurar a educação aos adultos, o processo ainda carece de mais investimentos estruturais para melhorar o quadro educacional da sociedade angolana.

Palavras-chave: Angola; alfabetização; educação de adultos; políticas públicas educativas.

 

Resumen

El artículo objetiva situar elementos relacionados a las políticas públicas educativas dirigidas a la educación y a los procesos de alfabetización de adultos en el contexto post-independencia angolaño. Se trata de una investigación de abordaje investigativo de carácter documental y búsqueda bibliográfica, del tipo investigación exploratoria basada en documentos de políticas públicas educativas identificadas y algunos conceptos de autores que se dedican al campo de estudio sobre las políticas públicas educacionales. Como principales resultados, fue posible analizar el conjunto de documentos de políticas educativas en acción, así como identificar algunos avances y problemas a enfrentar. Además, el estudio muestra que a pesar de la intención y las acciones del gobierno angoleño y la reducción del analfabetismo y la necesidad de tener dispositivos estratégicos destinados a garantizar la educación de adultos, el proceso aún necesita más inversiones estructurales para mejorar el marco educativo de la sociedad angoleña.

Palabras clave: Angola, alfabetización, educación de adultos; politicas publicas educativas.

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Biografia do Autor

Gilson Lubalo Pembele, `Universidade Federal do Paraná

Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (2016) e em Sociologia (2019) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2022) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Foi bolsista do Projeto de Extensão Curso de Línguas e Culturas Crioulas (2015-2018) (Proex/Unilab). Pesquisador no grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Epeja) pelo PPGE/CED/UFSC. E-mail: gilmanuel23@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/3702840585224192 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7437-4601

 

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Educação pela UFSC e Pós-doutora pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Epeja/UFSC e da Pesquisa Nacional (CNPq) intitulada “Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico”. Coeditora da Revista Internacional de EJA – Rieja (UNEB). E-mail: herminialaffin@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8076122422477570. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4562-308X

 

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em EJA e Educação Especial. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - Epeja E-mail: samirammvigano@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4508924876401721 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8100-9207

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Publicado

06/12/2022
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Como Citar

PEMBELE, G. L.; LAFFIN, M. H. L. F.; VIGANO, S. de M. M. . As políticas de Alfabetização de Adultos no contexto pós–independência em Angola: uma análise de documentos legais: Las políticas de Alfabetización de Adultos en el contexto post-independencia en Angola: un análisis de los documentos legales. Revista Cocar, [S. l.], n. 15, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5736. Acesso em: 26 abr. 2024.

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Artigos