A prática pedagógica no atendimento ao aluno da Educação Especial: desafios e estratégias

Pedagogical practice in attending Special Education students: challenges and strategies

Autores

Resumo

Esta investigação deriva de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo analisar os desafios e as estratégias utilizadas pelo do professor da Educação Profissional e Tecnológica durante a sua prática pedagógica no atendimento ao aluno da Educação Especial. O estudo caracteriza-se como de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e o questionário on-line. A partir da convergência dos resultados, verificou-se que os professores apresentam dificuldades em elaborar as diferenciações curriculares por falta de conhecimento quanto ao trabalho com pessoas com deficiência, já que formação inicial se mostra deficitária e a formação continuada não alia a teoria à prática. Evidenciou-se a importância dos cursos de superiores contemplarem a Educação Inclusiva como componente curricular.

Palavras-chave: Deficiência; Diferenciações curriculares; Educação Profissional e Tecnológica.

 

Abstract

This investigation derives from a master's research and aimed to analyze the challenges and strategies used by the teacher of Professional and Technological Education during ones pedagogical practice in serving the student of Special Education. The study is characterized as a qualitative approach of the case study type, having as instruments of data collection, the bibliographic research and the online questionnaire. From the convergence of results, it was found that teachers have difficulties in elaborating curricular differences due to lack of knowledge about working with people with disabilities, since initial training is deficient and continuing education does not combine theory with practice. The importance of higher education courses to include Inclusive Education as a curricular component was highlighted.

Keywords: Disability; Curricular differentiations; Professional and Technological Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Marafigo dos Santos, Secretaria de Estado e Educação do Paraná (SEED- PR)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Professora da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). E-mail: camilamarafigo74@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2350-3642

 

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora titular da Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E-mail: mercia.machado@ifpr.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9401-1453

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • pdf downloads: 58

Como Citar

MARAFIGO DOS SANTOS, C.; FREIRE ROCHA CORDEIRO MACHADO, M. A prática pedagógica no atendimento ao aluno da Educação Especial: desafios e estratégias: Pedagogical practice in attending Special Education students: challenges and strategies. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5705. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos