Percepções de professores de apoio sobre o ensino das estratégias de aprendizagem metacognitivas

Supportive teachers' perceptions of teaching metacognitive learning strategies

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os relatos de professores de apoio sobre o ensino de estratégias de aprendizagem metacognitivas para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A amostra foi composta por quatro professores de apoio de três escolas públicas do estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada online com a aplicação de dois questionários. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Os resultados revelaram que os professores parecem confundir estratégias de aprendizagem com estratégias de ensino, mas definiram corretamente as estratégias de aprendizagem metacognitivas. Além disso, os professores não indicaram ensinar estratégias de aprendizagem metacognitivas aos estudantes, quando percebiam que esses apresentavam alguma dificuldade. Espera-se que novos estudos sejam desenvolvidos voltados a investigar a prática pedagógica de professores de apoio.

Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem metacognitivas; Professores de apoio; Transtorno do Espectro Autista.  

 

Abstract

The objective of the study was to analyze the reports of support teachers about teaching metacognitive learning strategies to students in the Early Years of Elementary School. The sample was composed of four support teachers from three public schools in the state of Paraná. Data collection was carried out online with the application of two questionnaires. The data obtained were analyzed qualitatively. The results revealed that teachers seem to confuse learning strategies with teaching strategies, but correctly defined metacognitive learning strategies. In addition, the teachers did not indicate teaching metacognitive learning strategies to students when they perceived that these students presented some difficulty. It is hoped that further studies will be developed aimed at investigating the pedagogical practice of support teachers.

Keywords: Metacognitive Learning Strategies; Support Teachers; Autism Spectrum Disorder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Massacani, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Educação Especial. E-mail: giovana.massacani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9181-5269.

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP - Cornélio Procópio. Pesquisador no grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: mensagemprodeivid@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2611-6947.

Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora do Grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: nataliamoraesg@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2557-0934.

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 87
  • pdf downloads: 21

Como Citar

MASSACANI, G.; SANTOS, D. A. dos; GÓES, N. M. Percepções de professores de apoio sobre o ensino das estratégias de aprendizagem metacognitivas : Supportive teachers’ perceptions of teaching metacognitive learning strategies . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5690. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos